COMO DEVEM AS ONGs CALCULAR O VALOR DOS SERVIÇOS QUE PRESTAM?: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM SÃO PAULO

Autor(es): 

Rafael de Lemos Giglio - Orientador: Prof. Rubens da Costa Santos

Ano: 

2002

[INTRODUÇÃO] Todas as organizações, independentemente se visam ou não lucro, determinam preços para seus produtos ou serviços. O preço pode ser expresso de várias maneiras de acordo com a situação: preço do aluguel, preço das mensalidades escolares, preço do funcionário (salário), e até mesmo ONGs precisam determinar o preço de seus serviços. Uma indústria ou um comércio tem dificuldade em estabelecer seus preços e existem várias fórmulas, teorias e estratégias para isso. Entretanto quando se passa para o terceiro setor fica ainda mais difícil essa determinação. Embora ONGs não visem lucro elas precisam de retorno para sobreviver e continuar com seus serviços e, para tal, devem estimar a receita determinando o valor que seus serviços agregam ao cliente (sendo ele uma pessoa, uma empresa ou outra ONG). Nessas condições, essas organizações de uma forma ou de outra, enfrentam o desafio de explicitar o valor daquilo que oferecem a comunidade. [METODOLOGIA] A metodologia desta pesquisa pode ser dividida em duas etapas, um estudo teórico e um estudo de caso da AACD, uma das mais reconhecidas e importantes ONGs do Brasil. Na primeira fase, foi feito um estudo de como a literatura recomenda que as empresas determinem seus preços; em seguida como a literatura sugere que as ONGs, em específico, determinem o valor de seus serviços; e uma comparação entre esses dois aspectos (empresas versus terceiro setor). Na segunda etapa, foi feito um estudo de caso da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) buscando analisar como essa instituição determina o valor de seus produtos e serviços, e como estabelece preços para eles. Finalmente foi feita uma conclusão buscando avaliar o quanto as práticas da AACD refletem as sugestões da primeira parte. [RESULTADOS] Pode-se determinar as diversas práticas de preços utilizadas pelas empresas, os objetivos de preço, as estratégias para alcançar esses objetivos e as possíveis alterações para esses preços. Em seguida foi possível estabelecer parâmetros semelhantes para o ambiente das ONGs, podendo estabelecer uma comparação e uma sugestão teórica para o terceiro setor. No estudo do caso da AACD, foi possível avaliar o quanto essas práticas estavam presentes e até que ponto se adaptavam ao ambiente das ONGs. [CONCLUSÃO] Finalmente, pôde-se concluir que a AACD segue os passos sugeridos. Primeiramente determina seus objetivos de preço, que são recuperação de custos e poder atender o máximo de pacientes. Após isso traça sua estratégia, ou seja, estima bem suas demandas e entradas de recursos, reajustando periodicamente, para que possa ter consciência da quantidade de atendimentos gratuitos que pode fazer, e ainda saber qual parcela dos recursos poderá ser utilizada na ampliação das instalações. Finalmente faz alterações necessárias aos preços adequando-os a concorrência e principalmente à condição de cada paciente. É muito interessante essa característica da AACD de fazer um estudo de preço para cada caso, evidenciando a preocupação para esta questão tão importante dentro de uma ONG também. A AACD costuma servir de benchmarking para outras instituições de seu ramo devido ao sucesso obtido por seus métodos gerenciais.

Departamento: 

MCD

Anexos: