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[INTRODUÇÃO] A educação nas últimas décadas se tornou um tema com cada vez mais importância, graças a diversas pesquisas que evidenciavam sua contribuição ao desenvolvimento econômico. No entanto os índices brasileiros revelavam um cenário caótico e pessimista. Desde então, diversas pesquisas seguiram para achar fatores críticos de sucesso para a Educação brasileira. Este relatório de pesquisa apresenta uma síntese destes fatores [METODOLOGIA] A metodologia seguiu-se através da leitura de textos da área, uns indicados pelo orientador, outros de conhecimento do bolsista. Além disso foi feita uma pesquisa nos sites das secretarias estaduais de educação. [RESULTADOS] Nas leituras dividiu-se os fatores de sucesso em dois: administrativos e pedagógicos. Nos administrativos, encontrou-se alguns fatores significantes como planejamento estratégico e políticas de motivação das secretarias estaduais como fator de êxito escolar no macroambiente. Nos pedagógicos viu-se sobre o tamanho da sala de aula, o uso de computadores e o clima dentro de sala de aula como fatores de êxito escolar no microambiente. [CONCLUSÃO] Quanto ao ambiente micro, ou seja, dentro de sala de aula, observa-se a necessidade de classes dentro de um certo padrão de número de alunos. Muitos alunos parecem prejudicar o desempenho escolar da mesma forma que o escasso de alunos faz. O clima dentro de sala de aula também sugere ser uma das mais importantes variáveis, conforme apontaram os estudos. Um ambiente longe da violência e propício ao aprendizado, onde “The children [...] like to go to school”, é uma variável do êxito escolar par excellence, segundo apresentaram os estudos em questão. A importância de estudos empíricos nesta área fica destacado quando um dos estudos foi justamente com o objetivo de “desvendar os mitos”, no caso ir na contramão das afirmações que dizem ser o computador uma variável que influi no êxito escolar. Em outra esfera, destaca-se a importância de uma gestão eficiente da educação. Nos principais casos bem-sucedidos estudados notou-se um preparo administrativo da gestão, além de um trabalho alinhado com ferramentas administrativas, seja no tocante à Recursos Humanos, como políticas de motivação e valorização profissional no caso de Tocantins, seja no tocante ao Planejamento Estratégico e o estabelecimento de metas claras.