COALIZÃO EM PROL DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIAS DE MUDANÇA

Renata Blay - Orientador: Prof. Fernando Luiz Abrucio

Instituição:

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO]. Uma grande parte do que é discutido sobre educação inicia-se com os assuntos que são tratados pela mídia anteriormente, isso porque as matérias jornalísticas trazem dados e informações sobre a nossa realidade, a partir dos quais podemos discutir e formar uma opinião sobre o tema. O objetivo de meu trabalho de pesquisa é analisar como as políticas públicas em educação são tratadas pela mídia e como ela possibilita a formação de uma opinião pública sobre o tema. [METODOLOGIA] O caminho que escolhi para atingir o objetivo de analisar como as políticas públicas em educação são tratadas pela mídia e como isso influencia a formação da opinião pública foi o da aproximação com o objeto analisado, ou seja, a análise das matérias de educação publicadas em duas revistas: Veja e Carta Capital. Outra forma de realizar o meu estudo foi realizar entrevistas com jornalistas responsáveis pela cobertura de educação nas duas revistas. [RESULTADOS] Ao total foram analisadas no período selecionado vinte e uma edições de cada uma das revistas. Ao total a Veja publicou quatro artigos, uma entrevista e seis matérias no período estudado. A Carta Capital por sua vez publicou, no período analisado, apenas uma matéria. [CONCLUSÃO] A revista Veja tratou de diferentes temas relacionados à educação básica como, por exemplo, a violência nas escolas, a falta dos professores nas salas de aula e novo currículo escolar. As políticas públicas em educação foram discutidas pela Veja em matérias, artigos e uma entrevista. Percebi em minha análise que a revista Veja adota uma posição mais agressiva em relação aos professores. Pelo pequeno número de matérias publicadas na revista Carta Capital fica difícil concluir qual o tipo de posicionamento adotado pela revista e quais os assuntos que são considerados mais importantes por ela. A existência da publicação Carta na Escola parece ser uma das razões da publicação de um número reduzido de matérias sobre o assunto na Carta Capital, porém tenho a impressão que a revista não se dedica muito a esse tema.

Departamento:

FSJ