A CARREIRA DO ADMINISTRADOR EM ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS

David Alberto Beker Jordan - Orientador: Prof. Luiz Carlos Merege

1997

[INTRODUÇÃO] O trabalho realizado teve como foco o estudo da possibilidade de carreira para o administrador em organizações sem fins lucrativos. Isto torna-se necessário visto que estas organizações estão proliferando-se, além de possuírem crescentes papéis políticos econômicos e sociais. [METODOLOGIA] A metodologia utilizada no trabalho consistiu na realização de pesquisa bibliográfica desenvolvida na Biblioteca da EAESP/FGV na solicitação de artigos de periódicos do The British Library Document Supply Centre selecionados previamente através de CD-ROM e de entrevistas de caráter qualitativo junto a pessoas atuantes no setor. [RESULTADOS] O título original desta pesquisa era “O terceiro setor: reconceituação”. Entretanto devido a extensão do projeto o aluno reformulou a proposta buscando atingir uma questão de interesse para um estudante de administração. A análise dos livros artigos de periódicos pesquisados e das entrevistas propiciou a identificação da real existência de possibilidade de carreira para o administrador principalmente nas atividades de organização, planejamento e fund raising. Além disso foram apresentados alguns aspectos nos quais a educação deve mudar para atender aos requisitos destas organizações e algumas iniciativas de universidades em relação à preparação de administradores para o trabalho neste setor da economia. [CONCLUSÃO] Quanto maior o tamanho e complexidade de qualquer organização, maior a necessidade de um profissional para organizar as suas atividades a fim de torná-las ágeis. Para o caso das organizações sem fins lucrativos ocorre exatamente o mesmo. Nestas organizações não falta a vontade dos seus funcionários de realizarem o maior número de atividades possíveis em beneficio da sociedade, porém torna-se necessária a existência de uma pessoa para fazer com que estas sejam eficientes e profissionais no cumprimento dos seus objetivos. Esta pessoa tem o perfil de um administrador.

Departamento:

PAE