CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE OUTSOURCING E SOURCING NA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

Autor(es): 

Rafael de Melo Silveira - Orientadora: Profª Susana Carla Farias Pereira

Ano: 

2011

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O presente trabalho tem como objetivo principal identificar as etapas dos processos de contratação de serviços e o envolvimento da área usuária nas diversas etapas do processo. Além de identificá-las, a pesquisa busca identificar formas de melhorar essa interação entre o departamento de compras e os usuários do produto ou serviço contratado, elencando também habilidades necessárias para esses coordenadores de compras. A pesquisa aborda a contratação de serviços ou produtos que são indiretamente ligados à produção, e sua importância nos resultados financeiros da empresa. Por fim, as diferenças entre contratação de serviços e a compra de produtos são elencadas e comparadas quanto à sua complexidade. [METODOLOGIA] A pesquisa visa traçar um paralelo entre teoria e prática, portanto foram realizadas entrevistas com três coordenadores de compras de três diferentes empresas. Nas pesquisas foram abordadas as características do serviço que o comprador era responsável, se eram produtos ou serviços, se eram diretamente relacionados à produção ou não, habilidades importantes para execução do trabalho, entre outras. Em seguida serão traçadas as semelhanças encontradas nas entrevistas com a teoria abordada por vários autores. [RESULTADOS] Realizadas as entrevistas, foi possível identificar quatro diferentes grupos de coordenadores que seguem um mesmo padrão característico em seus serviços. Esses grupos foram analisados profundamente de forma a traçar as etapas do processo de compras e suas dificuldades e falhas. [CONCLUSÃO] As etapas do processo de contratação de serviços foi bem semelhante à outras propostas por alguns autores, no entanto esta diversifica em sua parte inicial e na parte final. Propondo que a interação dos compradores com seus clientes e fornecedores deve ser fortalecida na etapa inicial do processo, que deve receber maior atenção. Além disso, levando em consideração que empresas devem funcionar por período ilimitado, a contratação daquele produto ou serviço sempre será necessário, portanto esse processo de compras também o deve ser, utilizando de históricos passados para renovar-se constantemente e melhorar a qualidade do serviço contratado.

Departamento: 

POI

Anexos: