CARACTERIZAÇÃO DAS REDES DE SUPRIMENTOS AGRO-EXPORTADORAS DE FRANGO NO BRASIL

Autor(es): 

Maria Raquel Siqueira Marques da Costa - Orientadora: Profª Susana Carla Farias Pereira

Ano: 

2007

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] Como parte integrante do projeto realizado com apoio do CNPq sobre caracterização das redes de suprimentos agro-exportadoras de frango de corte no Brasil, o presente trabalho visa descobrir qual o posicionamento das empresas agro-exportadoras de frango de corte no Brasil no modelo proposto por Harland et al. (2001), quando considerada a variável influência. [METODOLOGIA] Foi realizada revisão teórica para discussão e definição do conceito influência. Também estudou-se os dados secundários de onze empresas agro-exportadoras de frango de corte, onde estes dados foram encontrados nos sites das empresas,  e nos relatórios anuais da ABEF (Associação Brasileira de Exportadores de Frango) de 2000 a 2006. Em seguida, analisou-se a influência destas empresas na rede de acordo com quatro critérios: volume de exportação; volume de produção; variedade do mix de produtos; e tempo das empresas no mercado. Posto isso, foi elaborado uma matriz caracterizadora da variável influência. [RESULTADOS] A análise dos dados secundários das empresas listadas segundo os quatro critérios adotados (volume de exportação, volume de produção, variedade do mix de produtos e tempo da empresa no mercado) levou a separá-las em dois grupos: grupo das empresas com alto volume exportado, alto volume produzido, alta variedade do mix de produtos e maior tempo de atuação no mercado abarcam as empresas Seara, Sadia, Perdigão e Doux e grupo das empresas com baixo volume exportado, baixo volume produzido, baixa variedade do mix de produtos e menor tempo de atuação no mercado abrange as empresas Penasul, Vêneto, Cosolata, Cascavel, Cossisa e Moinhos. Posto isso, foi possível constatar que há evidências que o grau de influência da empresa focal na rede e a complexidade aumentam de acordo com a elevação dos volumes de produção e exportação, variedade do mix de produtos e o tempo de atuação no mercado. [CONCLUSÃO] A partir da análise feita dos resultados, chegou-se a conclusão que a influência exercida pela empresa focal pode ser resultante de esta possuir a vantagem de conseguir atender às demandas do mercado consumidor, possuir grande variedade de produtos sobre as demais e estarem desenvolvendo atividades avícolas há mais tempo que as demais empresas do setor.

Departamento: 

POI

Anexos: