CAPTAÇÃO DE RECURSOS EM INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS: OS CASOS DA APAE E DA AACD

Fabiana Yumi Ariki - Orientadora: Profª Inês Pereira

2002

[INTRODUÇÃO] O Terceiro setor é constituído por instituições que têm como objetivo satisfazer as necessidades sociais, sem visar ao lucro. Dada a proliferação desse tipo de organização, a disputa por recursos governamentais e privados acirrou-se nos últimos anos. Surge, com isto, a necessidade de desenvolver mecanismos que permitam à organização estabelecer uma estratégia de sustentabilidade. Este estudo tem como principal objetivo discutir as práticas de captação de recursos de duas organizações do Terceiro Setor que lidam com pessoas portadoras de deficiência no Brasil: AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e APAE-SP (Associação dos Pais e Amigos do Excepcional de São Paulo). A AACD é uma organização sem fins lucrativos que oferece serviços de assistência médica, pedagógica e social a pessoas com defeitos físicos, principalmente crianças e adolescentes, visando promover, após a recuperação, sua adaptação à sociedade. A APAE-SP é uma organização sem fins lucrativos que visa prevenir a deficiência e facilitar o bem estar e a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência mental. [METODOLOGIA] Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica, através de livros, revistas, jornais, artigos e textos disponíveis na internet. Constituída a estrutura teórica, partiu-se para a análise das práticas de captação das duas instituições escolhidas (AACD e APAE-SP), bem como do setor de assistência a portadores de deficiência como um todo. Essa fase envolveu coletas se informações através de pesquisas e publicações, além da realização de entrevistas. [RESULTADOS] A revisão bibliográfica foi importante para se identificar como as organizações sem fins lucrativos desenvolvem a atividade de captação de recursos. Foram estudados as etapas de captação, as fontes de financiamento, os métodos e o gerenciamento de informações e de relacionamento. Já o estudo de caso foi fundamental para a compreensão da realidade de duas instituições brasileiras de grande porte. Tanto a AACD como a APAE-SP utilizam-se de muitas das práticas descritas em teoria. [CONCLUSÃO] As duas organizações estudadas – AACD e APAE-SP – atuam em uma realidade bastante distinta da maioria das entidades sem fins lucrativos no Brasil. Ambas possuem muitas características semelhantes. Destacam-se pela estratégia de sustentabilidade que desenvolvem. A principal fonte de financiamento dessas organizações é o lucro proveniente da oferta de serviços e produtos. Devido à imagem construída e ao reconhecimento alcançado através de suas realizações, parte significativa dos doadores da AACD e da APAE-SP procura a instituição de forma pró-ativa. Ainda dentro dos métodos de financiamento, pode-se destacar o uso de eventos, a captação através de sócios e a captação através da televisão. Com relação às etapas de captação, embora elas não sejam formalmente definidas, tanto a AACD como a APAE-SP cumprem uma série de atividades para o lançamento de uma campanha. O estudo permitiu verificar que um dos principais pontos que permitirá a expansão das organizações em foco reside na questão do gerenciamento de informações e de relacionamentos. A incorporação de um sistema que possibilite o gerenciamento eficaz dos dados de doadores e potenciais doadores permitirá desenvolver atividades bem direcionadas de reconhecimento e fidelização.

Departamento:

MCD