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[INTRODUÇÃO] A integração e evolução da economia mundial têm se utilizado de avanços e Benefícios da Tecnologia de Informação (TI). Para as Empresas, o uso de diferentes sistemas e mecanismos cria vantagens competitivas e que podem se tornar um meio de sobreviver, liderar um certo mercado ou mesmo de expandir suas operações criando novos nichos de negócio. Dentro do gerenciamento de uma empresa, a Administração de TI é vista como uma atividade agregadora de valor principalmente quando é bem gerenciada. Entre os Benefícios trazidos por meio da TI, há aqueles tangíveis e outros pouco mensuráveis. O problema da pesquisa apresentada é o relacionamento entre o Uso de TI, seus Benefícios operacionais e estratégicos com Indicadores e Métricas existentes do Desempenho Empresarial. [METODOLOGIA] A pesquisa foi realizada por levantamento bibliográfico sobre o tema e um estudo de caso em uma Insitutição de Ensino Superior (IES) da região sudeste e que investe razoavelmente em TI. Foram realizadas entrevistas com perguntas de respostas abertas com líderes de TI e negócios, assim como usuários de TI na IES. Procurou-se identificar Usos de TI, os Benefícios do Uso e o relacionamento com o Desempenho Empresarial. [Resultados] O Uso de TI depende principalmente da Administração de TI que deve buscar Benefícios desejados de uma Tecnologia. O Uso de TI foi identificado em diversas funções administrativas, tendo papel-chave na questão de Planejamento e Controle. No planejamento é presente no processo de priorização e, no controle quanto ao controle de desempenho e qualidade. O Uso operacional e estratégico de TI tem como principais Benefícios: Custo, Produtividade, Qualidade, Flexibilidade e Inovação. São benefícios tangíveis e intangíveis. Para que esses Benefícios fossem apropriadamente mensurados no Desempenho Empresarial, foi sugerido o Balanced Scorecard (BSC) como método de análise. O BSC é uma ferramenta de medição e gerenciamento do Desempenho Empresarial criada por Kaplan e Norton, já utilizada por grandes Empresas. Essa metodologia reforça a medição em quatro perspectivas: Financeira, Cliente, Processo interno de negócio, e, Aprendizado e Crescimento. A medição das perspectivas passa por definição de objetivos dada a Visão e Estratégia da empresa, posteriormente uma métrica, e, em seguida, alvos e iniciativas. A parte que relaciona o esforço de medição e os benefícios de TI no negócio foi representada e estudada. Na organização estudada, os Usos de TI foram listados e os Benefícios classificados nos cinco apresentados. Dois processos foram mais profundamente estudados na IES: Avaliação de Professores e Infra-estrutura de Tecnologia de Ensino – Ensino à Distância. O caso demonstrou que a percepção de Benefícios pode ser divergente entre as áreas de negócio, TI e usuários. Os indicadores utilizados são financeiros, mas também de benefícios intangíveis como satisfação do cliente e avaliação de qualidade do ensino. Outras medidas de Desempenho Empresarial foram sugeridas e classificadas a partir dos Benefícios percebidos como se fossem aqueles almejados. [CONCLUSÃO] As recomendações para as organizações a exemplo da estudada consistem em: (1) adoção de medidas de ‘antes’ e ‘depois’ para se verificar a validade do investimento, gap de ganhos e uma sabedoria corporativa institucionalizada; (2) aumento do diálogo entre as áreas de negócio e TI; (3) foco no usuário da TI; (4) Conhecimento da Administração de TI por envolvidos; (5) concordância com benefícios desejados na implementação de novos projetos de TI para o sucesso do negócio.