AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DA ÁREA DE COMPRAS NO BRASIL

Autor(es): 

Samira Hikari Roncato Takeyasu - Orientadora: Profª Cristiane Biazzin

Ano: 

2017

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O tema de maturidade em Compras nas organizações é extremamente importante, dado que quase dois terços do faturamento da empresa é gasto por esta área. Dessa forma, possuir um instrumento de mensuração acurado e confiável desta é crucial para que haja base para entender sobre o assunto. Este é exatamente o objetivo deste estudo. [REFERENCIAL TEÓRICO] A partir de extensa revisão bibliográfica, percebeu-se que a melhor forma de medir a maturidade das organizações é analisando seu processo de gestão da cadeia de suprimentos (SCPM3). Os conceitos cobertos vão desde previsão e gestão de demanda até a integração com o cliente, passando pela montagem de times e responsividade da produção, por exemplo. Dessa forma, é possível olhar para a área de compras com um olhar macro e então aprofundar-se em suas práticas e protagonismo dentro das organizações. [METODOLOGIA E ANÁLISE] Como base para o entregável final desta pesquisa, utilizou-se o estudo de Bronzo e Valadares (2011) sobre SCPM3 adequando-o à linguagem e corriqueiridade da área. O questionário conta, então, com 94 perguntas, cada uma com 5 opções de resposta que variam entre “discordo fortemente” e “concordo fortemente”. Assim somam-se 470 pontos, no máximo, entre os quais há quatro pontos de virada, definidos rigorosamente com ferramentas estatísticas, dividindo o total em cinco estágios de maturidade das organizações em Compras: fundação, estrutura, visão, integração e dinâmica. Os estágios são progressivos e indicam, área a área, os pontos de melhoria da empresa. Assim, a experiência de responder ao questionário acaba por abrir os olhos dos profissionais de Compras quanto aos seus desafios na área. [CONCLUSÃO] Por fim, o questionário gerado como entregável final deste trabalho é um instrumento válido na mensuração da maturidade em Compras das organizações brasileiras. Este poderá ser utilizado como base para pesquisas investigativas quanto a quantificação da maturidade das organizações como em comparativos e na criação de índices como objetiva fazer o FGV Celog, de cuja pesquisa este estudo faz parte.

Departamento: 

POI

Anexos: