AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS: IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS

Autor(es): 

Rafael Maisonnave - Orientador: Prof. Marilson Alves Gonçalves

Ano: 

1998

[INTRODUÇÃO] O aumento no número de processos que são automatizados está ligado à revolução das Tecnologias de Informação (TI). Esta revolução afetou a maneira como administradores encaravam a TI; se antes ela era restrita a laboratórios e universidades, agora esta tecnologia está disponível para uma ampla e variada possibilidade de uso. Trazendo as tecnologias para o ambiente organizacional, os administradores perceberam que elas podem mudar a operação das empresas. Podem afetar quase todos os processos nos quais as companhias estão baseadas. [METODOLOGIA] Inicialmente, foi traçado o roteiro de leituras com a utilização de referências bibliográficas de assuntos relacionados a este tema. Após as leituras, um questionário padrão foi elaborado. Esse questionário foi estruturado para conseguir respostas aos cinco principais temas abordados da pesquisa: 1. Fatores que influenciam a eficácia do uso da Tecnologia de Informação, 2. O uso de consultorias, 3. Utilização de aplicativos (pacotes), 4. Terceirização e 5. Relação com Recursos Humanos. Após a elaboração, ele foi enviado para teste a uma empresa que ficou responsável por responder ao questionário e avaliar a sua estrutura. O questionário foi totalmente respondido e, com a sua aprovação na fase inicial de teste, iniciou-se o envio para as demais empresas. O questionário foi enviado para as empresas em um envelope contendo a carta de apresentação, o questionário e um outro envelope já selado e pronto para ser retornado. [RESULTADOS] Com o recebimento de 7 dos 55 questionários, foi iniciada a análise das respostas das empresas. O retorno dos questionários enviados foi de 12,72%. As respostas foram analisadas de duas formas: (1) quanto às ferramentas utilizadas, a análise era composta das 7 empresas da amostra e (2) quanto às estruturas organizacionais, realizava-se uma divisão da amostra - as empresas 1, 2, 3, 4 e 5 eram separadas das empresas 6 e 7 visto que o primeiro grupo era composto de empresas de médio e grande porte e o segundo de empresas de pequeno porte. [CONCLUSÃO] Na maioria das empresas, a decisão de reestruturar os processos que utilizam TI é do departamento de informática. Este departamento também é responsável pelo planejamento e execução das atividades relacionadas a transformações com uso de tecnologias. As empresas estão utilizando em maior número a visão do usuário final do processo antes de modificá-lo. O treinamento de funcionários realiza-se dentro da própria empresa. A terceirização e os pacotes de gestão são utilizados para recuperar a defasagem tecnológica das empresas e são uma saída mais rápida na adaptação dos processos. O&M não vem desempenhando papel significativo na racionalização/reestruturação de processos, ficando responsável por esta atividade também o departamento de informática. Possível razão de apenas uma empresa possuir grande nível de satisfação com os processos alterados.

Departamento: 

ADM

Anexos: