A ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO BRASILEIRO

Marco Antônio Cid Monteiro da Silva - Orientadores: André Alves e Luciana Hashiba

2020

[INTRODUÇÃO] A inovação tem a sua importância atrelada ao fato de ser um fator de competitividade e crescimento em diferentes locais (IKENAMI, GARNICA, RINGER, 2016). Segundo Adner (2006), os ecossistemas de inovação podem ser definidos como aqueles em que se permite às empresas criarem valor que uma empresa por si só não conseguiria criar. A relevância desta pesquisa está relacionada com a necessidade de estudos que suportem a elaboração de políticas públicas de inovação em nível federal, estadual ou municipal, e como meio para ajudar na competitividade das empresas. Nesse contexto surge a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, cujo foco é contribuir com a inovação nacional, aumentando a competitividade do setor produtivo do Brasil. (GORDON e STALLIVIERI, 2019) Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa é mapear o ecossistema da EMBRAPII. Para tanto, os objetivos específicos incluem: (1) identificar quem são os atores que compõem o ecossistema de inovação da EMBRAPII; (2) entender o papel de cada um desses atores dentro do sistema; (3) catalogar os tipos de interações geradas pelos atores; e (4) identificar os resultados dessas interações. [METODOLOGIA] A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com o método do estudo de caso único. Para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e uso de banco de dados. Por fim, para a análise dos dados a pesquisa utilizou a técnica de análise de conteúdo. A interpretação dos resultados será composta pelas evidências encontradas por meio de entrevistas e pesquisa, elaborando-se a análise com base na fundamentação teórica e nos resultados alcançados. [RESULTADOS] A EMBRAPII é uma Organização Social que tem como objetivo apoiar instituições de pesquisa tecnológica, para incentivar o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira. (EMBRAPII, 2020) Por meio da análise dos atores do ecossistema de inovação da EMBRAPII, observa-se a aplicação do modelo de inovação da tripla hélice, em que ocorrem interações entre o Governo, Institutos de Pesquisa (ICTs) e Indústria. No tema da geração de valor nos ecossistemas, vê-se que o ecossistema em torno da EMBRAPII possui diversas organizações interconectadas, o que acaba por gerar maior valor segundo Autio e Thomas (2014). [CONCLUSÃO] Dentre os atores encontrados no ecossistema há a EMBRAPII, organização social cujo papel é o de líder e de fomentadora do ecossistema por meio de recursos financeiros e de governança perante os outros participantes, assim garantindo meios para o andamento dos projetos e o compartilhamento de risco. Às ICTs cabe a realização de projetos que tragam desenvolvimento tecnológico e ajudem as empresas envolvidas no processo de melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços. As empresas, nesse contexto, compartilham o risco financeiro do projeto com os estes outros atores e realizam o desenvolvimento do projeto em conjunto com as unidades EMBRAPII. Como consequência desse modelo, há a garantia de maior autonomia às unidades EMBRAPII em seu relacionamento com as empresas, reduzindo burocracias na realização dos contratos e fomentando atuação comercial às unidades, que passaram a ter o papel de atrair empresas. Estas passaram a tomar maiores riscos por conta do modelo de aplicação da divisão de recursos financeiros, não cabendo o orçamento do projeto apenas à ela.

POI