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[INTRODUÇÃO] Essa pesquisa tem o objetivo de analisar os editais das políticas públicas culturais desenvolvidas pela Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual, como forma de identificar os mecanismos que os editais usam para promover a inclusão cultural de forma mais abrangente possível e mitigar a desigualdade da vivência cultural no município de São Paulo. Além disso, analisa qual política pública é mais bem-sucedida dentro da empresa e quais são as características de seus editais. A pesquisa também busca trazer em seus resultados a influência que a acesso justo à cultura tem no avanço do desenvolvimento socioeconômico, sempre tendo como recorte o cenário audiovisual, e sugere outros editais adotarem práticas e mecanismos semelhantes para promover a democracia cultural. [METODOLOGIA] Para realizar esse estudo, a pesquisa teve três recortes, referentes ao setor dentro da cultura, ao território, e ao equipamento/empresa pública a serem estudados, que são, respectivamente, o audiovisual, o Município de São Paulo e a Spcine. Posteriormente, foi feito um levantamento bibliográfico em torno da temática, buscando discussões sobre o conceito de cultura, políticas públicas culturais no cenário nacional e municipal e políticas públicas focadas no audiovisual. Outro material importante na análise desse estudo foram os dados do Observatório da Spcine, que ajudaram a compreender como e quanto a cadeia do audiovisual corrobora com o desenvolvimento social e econômico, provando sua importância na agenda pública. Após isso, seguiu-se com a análise dos editais e das políticas públicas. A metodologia contou, também, com entrevistas realizadas a partir de um roteiro semiestruturado, que se deu através da análise das falhas das políticas públicas culturais e pela vivência cultural da população paulistana através do processo de observação. Por fim, esse material contribuiu para a análise qualitativa das políticas públicas desenvolvidas pela Spcine, além de uma pequena análise quantitativa das entrevistas que buscou ser feita a partir da frequência em que certos temas eram abordados pelos diferentes entrevistados, mostrando a importância e relevância de uma política sobre a outra. [RESULTADOS] Os resultados encontrados na pesquisa através dos dados do observatório do site da Spcine, dos seus editais e da análise qualitativa e quantitativa das entrevistas mostram que os mecanismos de cotas através das políticas afirmativas presentes nos editais dos programas são fundamentais para a acesso justo à cultura, junto aos outros programas da empresa que mitigam a defasagem da vivência cultural da população, como é o caso dos programas da coordenação de difusão (Circuito Spcine, Spcine Play, Cineclubes), coordenação de formação, que se estrutura em volta de programas educacionais para jovens periféricos se inserirem no mercado audiovisual, a desburocratização e transparência concedida por meio da São Paulo Film Commission aos produtores e produções menores, entre outras políticas que, somadas, alcançam as metas pré-estabelecidas pela equipe da empresa para levar a produção e o consumo do audiovisual ao maior número de pessoas, e que deve ser considerada por outras iniciativas públicas quando o acesso democrático da cultura estiver em questão.