ABERTURA DE CAPITAL DAS EMPRESAS NO BRASIL

Gustavo Gaspar Campanhã - Orientador: Prof. William Eid Jr.

2005

[INTRODUÇÃO] No primeiro semestre de 2004 foram feitas as IPOs (ofertas públicas iníciais de ações) da Natura Cosméticos S.A., GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e ALL – América Latina Logística S.A. Dado que as ofertas públicas iniciais de ações da GOL e da ALL tiveram uma procura muitas vezes superior à pelas ações da Natura Cosméticos S.A., esta pesquisa busca identificar se esta diferença na procura é devida a um maior deságio em relação ao preço justo, com uma magnitude que justifique tamanha diferença de procura entre as ações, ou se o fator envolvido é o da racionalidade dos investidores. A racionalidade é contestada pois, caso o deságio nas últimas emissões não exista ou não seja superior ao da Natura, tem-se que a busca pelas ações da GOL e ALL foi devida à boa performance que a emissão da Natura experimentou e não devido à real percepção de valor nas demais ações em oferta.  [METODOLOGIA] Para testar esta hipótese é necessário estimar o valor justo para as ações emitidas pelas 3 empresas. Foi estimada uma distribuição probabilistica deste, com base no valor de mercado das ações da empresa, que por sua vez foi obtido por meio da paridade do múltiplo EV/EBITDA com empresas comparáveis combinada à simulação de Monte-Carlo da conta EBITDA. As contas do EBITDA que têm maior risco, i.e. que não têm estabilidade em sua proporção em relação ao faturamento e que podem sofrem variações adversas, foram as contas escolhidas para simulação por Monte-Carlo. O método da projeção quadrática foi escolhido para estimar a média e desvio padrão da distribuição lognormal, os parâmetros necessários para a simulação de Monte-Carlo. [Resultados] O resultado da simulação, a distribuição probabilística do preço das ações, aponta uma probabilidade acumulada de 93% de que o preço justo esteja acima do preço de emissão para a Natura, 77% para a GOL e 41% para a ALL. [CONCLUSÃO] Foi observado que o deságio na emissão das ações da Natura foi muito superior ao deságio na emissão das ações da ALL e da GOL, o que sustenta a hipótese inicial de que a elevada procura pelas ações da ALL e da GOL pode ser frutro de uma euforia dos investidores em relação à performance de curto prazo das ações da Natura ao invés de ser devida a um deságio mais atraente que o observado na emissão da Natura.

Departamento:

CFC