Uma Alternativa Econômica Democrática para o Sertão Nordestino

Autor(es): 

Oswaldo Gonçalves Junior e Ana Cristina Braga Martes

Ano: 

2015

Pesquisa em foco: Democracy, markets and rural development: The case of small goat-milk farmers in the Brazilian Northeast

A criação de uma alternativa econômica democrática no sertão nordestino. Pesquisadores, pequenos produtores e gestores públicos municipais formaram uma rede para a construção do mercado caprino que vem promovendo a inclusão de parcelas da população antes ignoradas na história política do Semiárido Nordestino.

Objetivo: Analisar o processo de construção do mercado caprino no Semiárido Nordestino e seu potencial de combate à pobreza.

Raio x da pesquisa

• Pesquisa qualitativa, baseada em dois estudos de casos, com foco no Programa Municipal de Apoio à Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura (Procap – Rio Grande do Norte e Paraíba).

• Realização de entrevistas com especialistas, gestores públicos, lideranças de associações de caprinovinocultores, criadores e agricultores familiares.

Resultados

• O processo de construção do mercado caprino vem sendo induzido por uma rede de entusiastas, formada por pesquisadores, produtores e líderes locais ligados a cooperativas e associações, que alia tradição e vocação regional com inovação e inclusão social produtiva.

• Destaca-se a atuação do governo federal (Programa de Aquisição de Alimentos) no desenvolvimento do Programa do Leite, que visa garantir mercados para os produtos da agricultura familiar e tem incentivado a formação de associações e o fortalecimento dos pequenos produtores.

• Associações de criadores e gestões municipais ajudam a formar uma rede social para superar barreiras causadas pela dispersão da população pobre.

O que há de novo

• Contrariando o senso comum, atores e organizações presentes no Semiárido Nordestino têm demonstrado esforço na construção de um novo ambiente institucional para a região. Nos dois casos estudados, a rede social formada desenvolveu significativas mudanças em relação à história política local, promovendo ações para parcelas da população antes ignoradas. Mais que isso, inovou ao aliar tradição (caprinocultura) e desenvolvimento econômico inclusivo, estimulando o associativismo e participação democrática na gestão dessas iniciativas.

• Os dois casos estudados apresentam significativo grau de enraizamento, uma vez que as iniciativas foram apropriadas pela população. Assim, abre-se a possiblidade de uma maior autonomia diante do poder público no estabelecimento de uma nova cultura econômica. Isso é importante, uma vez que a interrupção de programas e projetos é um dos grandes entraves para o êxito das políticas públicas no Brasil.

Entre em contato com a professora Ana Cristina Braga Martes

Conheça as pesquisas realizadas pela professora Ana Cristina Braga Martes