Um Método para Integrar Melhor a Cadeia Produtiva

Autor(es): 

Alexandre Tadeu Simon, Eduardo Guilherme Satolo, Herbert Abude Scheidl e Luiz Carlos di Sério

Ano: 

2014

Pesquisa em foco: Business process in supply chain integration in sugar and ethanol industry.

112 requisitos em diversos processos, tanto internos quanto relacionados a clientes e fornecedores, podem ajudar as empresas a fazer um diagnóstico e aprimorar a integração de sua cadeia de suprimentos.

Objetivo: Avaliar a gestão da cadeia de suprimentos da maior empresa brasileira do setor sucroalcooleiro a partir da integração de seus processos de negócio.

Raio X da pesquisa

• Elaboração de um método de diagnóstico para avaliar o nível de integração da cadeia produtiva, envolvendo 112 requisitos (ações que devem ser formalizadas) em oito processos de negócio (gestão de relacionamento com o cliente; gestão de atendimento ao cliente; gestão da demanda; cumprimento das ordens de compra; gestão do fluxo de fabricação; gestão de relacionamento com fornecedores; desenvolvimento de produtos e comercialização; e gestão de devoluções).
• Complementação dos requisitos do método por entrevistas com acadêmicos e profissionais e pré-teste com três empresas relevantes.
• Aplicação do método em estudo de caso com a empresa brasileira do setor sucroalcooleiro.

Resultados

• A empresa estudada tem baixo nível de integração da cadeia produtiva, pois apenas 50% dos requisitos avaliados funcionam completamente.
• A gestão de devoluções aos fornecedores é o processo com pior resultado, pois não há sequer um requisito (como o estabelecimento de um plano para identificar as causas do retorno e procedimentos formais para o processo de devolução) em implementação ideal. Depois, vem a gestão de relacionamento com fornecedores, com apenas dois requisitos em pleno funcionamento; a gestão do fluxo de fabricação, com três requisitos; e o desenvolvimento de produtos e comercialização, com seis requisitos.

O que há de novo

• O método desenvolvido pode ajudar as empresas a diagnosticar e desenvolver modelos estruturados para integração da cadeia produtiva.
• No caso do setor sucroalcooleiro, os resultados indicam que o processo mais crítico a ser melhorado é o da integração com os fornecedores.
• O estudo indica que, no setor sucroalcooleiro, é necessário dedicar esforços também a outros processos que atualmente são muito básicos, como a gestão da demanda, a gestão de atendimento ao cliente, a gestão do fluxo de fabricação e o desenvolvimento de produtos e comercialização – e que estão ficando mais complexos, com os acordos internacionais de exportação de etanol, em que um maior nível de cooperação é exigido.

Fale com o professor Luiz Carlos di Sério

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Luiz Carlos di Sério.