Tecnologia Deve Ser Adequada ao Perfil dos Alunos no Ensino a Distância

Lucia Helena Aponi Sanchez, Otavio Prospero Sanchez e Alberto Luiz Albertin

2015

Pesquisa em foco: Gestão de recursos do EaD: Como adequar as tecnologias aos perfis de assimilação

Alunos têm dificuldade em aprender com recursos interativos e colaborativos; os analíticos preferem leituras e os mais abertos à experimentação gostam de videoaulas.

Objetivo: Analisar quais recursos no ensino a distância surtem mais efeito, considerando tipos diferentes de alunos.

Raio X da pesquisa

• Elaboração de questionário enviado a alunos que usam tecnologia de ensino a distância (EaD) de administração, ciências contábeis e pedagogia, com 135 respostas válidas.

• Análise estatística dos dados.

Resultados

• Alunos de EaD podem ser classificados em dois perfis de assimilação: assimilação analítica (uso de lógica e compara- ções); e assimilação relacional (aprendizagem por afeto e experimentação).

• Indivíduos com a característica de assimilação analítica identificam a modalidade textual (leituras de guias de estudo, textos, apostilas e livros) como a mais efetiva para seu aprendizado, enquanto aqueles do grupo de assimilação relacional identificam-se com as modalidades audiovisual (videoaulas, filmes, Youtube, rádio, celular).

• Nenhum dos grupos considera fácil e proveitoso, em termos de aprendizado, o uso das tecnologias colaborativas (fórum, blog, Twitter , Wiki) e interativas (chats, Facebook, MSN, Skype) .

O que há de novo

• Contrariamente ao que se recomenda, os gestores de cursos EaD devem dar especial destaque à preferência pela tecnologia textual, principalmente se o perfil predominante de alunos for o de assimilação analítica.

• Quando a faixa etária for superior a 25 anos, o uso de novos recursos tecnológicos interativos deve ser dosado ainda mais.

Entre em contato com o professor Otavio Prospero Sanchez

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Otavio Prospero Sanchez