A Supervisão do Banco Central Reduz Fortemente Riscos do Setor Bancário

Richard Saito e João Andre Marques Pereira

2015

Pesquisa em foco: How banks respond to Central Bank supervision: Evidence from Brazil

Enquanto o próprio mercado interbancário é irrelevante para regular índices de solvência das instituições, o BC ocupa papel central nos ajustes de capitalização.

Objetivo: Analisar os efeitos da supervisão do Banco Central do Brasil sobre a capitalização dos bancos

Raio X da pesquisa

• Levantamento de informações trimestrais de 112 bancos comerciais do Brasil enviadas ao Banco Central entre 2001 e 2009.

• Cálculo de índice de capital desejado de bancos e análise estatística para avaliar aspectos como: (i) influência da disciplina do mercado via dados de funding dos bancos; (ii) influência dos pares via índice de capital excedente de bancos similares; (iii) supervisão bancária via rating do Banco Central; (iv) influência cícilica via dados de crescimento econômico do Brasil.

• Análise estatística dos dados

Resultados

• Ratings negativos do Banco Central levam a ajustes subsequentes positivos no índice de capitalização dos bancos. Há uma influência benéfica da supervisão do Banco Central na gestão de bancos, que respondem a avaliações negativas aumentando a proporção de capital ou reduzindo a exposição a riscos. • A supervisão bancária contribui para refrear comportamentos arriscados, principalmente dos bancos menos solventes.

• Não há influência dos mercado interbancário como disciplinador da capitalização dos bancos.

• Os bancos ajustam seus índices de capitalização conforme seus concorrentes.

• Os bancos ajustam seus índices de capital em consonância com os ciclos econômicos.

O que há de novo

• A supervisão do Banco Central ocupa papel fundamental em mercados em que a disciplina é fraca e para bancos menores que agem de maneira pró-cíclica.

• A disciplina de mercado tem papel irrelevante para regular índices de capital, o que pode ser um reflexo da falta de um sistema financeiro desenvolvido e transparente.

• As instituições ajustam sua capitalização de acordo com o comportamento dos seus pares. Mas esse ajuste pode ser tanto para cima quanto para baixo – neste caso, com consequências negativas para a estabilidade financeira.

Entre em contato com o professor Richard Saito

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Richard Saito