Quando é Vantajoso ser Transparente

Wesley Mendes Da Silva, Daniel Reed Bergmann e Luciana Massaro Onusic

2014

Pesquisa em foco: The Influence of e-disclosure on the ex-ante cost of capital of listed companies in Brazil.

Ao melhorar o disclosure das informações, empresas com política contábil agressiva podem obter mais confiança dos investidores e conseguir uma redução do custo de capital.

Objetivo: Verificar a existência de associações entre disclosure voluntário via website corporativo e o custo de capital ex ante de empresas listadas na BM&FBovespa.

Raio X da pesquisa

• Levantamento, no website corporativo de cada uma das 314 empresas não financeiras listadas na BM&FBovespa, de 40 itens diferentes de informações relevantes ao mercado.
• Classificação das empresas conforme sua política contábil (agressiva ou conservadora) e seu nível de governança corporativa.
• Elaboração de quatro medidas de custo de capital (uma variável que não pode ser diretamente observada e que reflete as expectativas sobre os retornos da companhia).
• Construção de três índices de disclosure a partir dos 40 itens de informação relevante ao mercado e a partir de survey com analistas de mercado e agências de classificação de risco. O primeiro reflete disclosure de informações financeiras, o segundo expressa o nível de evidenciação de informações relativas à governança da companhia, e o terceiro índice é um agregado desses dois.
• Análise estatística dos dados.

Resultados

• Não foi encontrada associação entre disclosure via website e custo de capital. Uma interpretação para esse resultado é que os investidores, em vez de ir ao site das companhias, usam outras fontes para obter informações.
• Empresas que adotam práticas superiores de governança corporativa apresentam em média menor custo de capital (?3,3 pontos percentuais a menos), e empresas julgadas mais agressivas apresentam em média maior custo de capital (?3 pontos percentuais a mais).
• Os resultados indicam que a política contábil (agressividade) pode desempenhar um papel significativo na relação entre custo de capital e disclosure.

O que há de novo

• A pesquisa avalia como, nos mercados emergentes que tendem a oferecer níveis de disclosure inferiores ao de países desenvolvidos e menor eficiência, as empresas podem reduzir o custo de capital próprio.
• Ao considerar a política contábil, tem-se verificado que maior transparência corporativa tende a reduzir o custo de capital mais fortemente quando consideradas as empresas mais agressivas.

Fale com o professor Wesley Mendes da Silva.

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Wesley Mendes da Silva.