Os Impactos da Gestão da Cadeia de Suprimentos no Desempenho Estratégico

Susana Carla Farias Pereira, Eliciane Maria da Silva e Júlia Pinto de Carvalho

2015

Pesquisa em foco: Metanálise do relacionamento entre práticas de gestão da cadeia de suprimentos e desempenho

A integração da logística com fornecedores e clientes, e, principalmente, as atividades de alinhamento de objetivos, decisões e incentivos, contribuem para aumentar a lucratividade das empresas.

Objetivo: Identificar as práticas mais frequentes na cadeia de suprimentos e como estas relacionam-se com o desempenho do negócio.

Raio X da pesquisa

• Levantamento realizado em mais de 2 mil artigos da literatura especializada em gestão da cadeia de suprimentos. • Mapeamento das práticas e competências mais empregadas na cadeia de suprimentos.

• Análise estatística para avaliar o impacto das práticas e competências no desempenho operacional e do negócio.

Resultados

• As principais práticas de gestão identificadas foram: integração (interna, das atividades de logística entre áreas funcionais da organização; e externa, com clientes e fornecedores), e de cooperação/colaboração (compartilhamento de informações, sincronização de objetivos e decisões, alinhamento de incentivos, comunicação colaborativa e criação de conhecimento conjunto).

• O desempenho operacional da cadeia de suprimentos está correlacionado com as práticas de integração (31,8%) e com as práticas de colaboração (24,5%). • O desempenho do negócio está correlacionado com as práticas de integração (27,4%) e com as práticas de colaboração (34,8%).

• O impacto das práticas de gestão da cadeia de suprimentos tende a ser maior sobre o desempenho estratégico de negócio do que sobre o desempenho operacional, apesar de essa diferença ser pequena.

O que há de novo

• Os estudos sobre cadeia de suprimentos apontam para a relevância das práticas de integração e colaboração.

• Seria natural pensar que ações sobre as operações impactam mais o desempenho operacional, com reflexo indireto sobre os resultados organizacionais. No entanto, verificou-se que as práticas de gestão de cadeia de suprimentos têm efeito ligeiramente maior no desempenho geral do que no operacional.

• Ao detalhar o tipo de impacto, percebe-se que as práticas de integração são mais importantes para o desempenho operacional, enquanto as práticas de colaboração são mais relevantes para o desempenho do negócio.

Entre em contato com o professora Susana Carla Farias Pereira

Conheça as pesquisas realizadas pelo professora Susana Carla Farias Pereir