Os Elementos de uma Comunicação Realmente Estratégica

Autor(es): 

Marlene Marchiori e Sérgio Bulgacov

Ano: 

2014

Pesquisa em foco: Práticas Comunicativas Organizacionais como Ação Estratégica

O caso do Parque Tecnológico Itaipu mostra que o caminho é uma comunicação bem estruturada, mas não rígida, alinhada aos objetivos organizacionais e compartilhada por todos os gestores.

Objetivo: Analisar a implementação do processo da estratégia comunicacional no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Raio X da pesquisa

• Estudo de caso único do PTI, criado em 2003 pela Itaipu Binaconal, para articular ações para o desenvolvimento econômico, científico e tecnológico.
• Levantamento de documentos, observação in loco e realização de 50 entrevistas em profundidade e posterior análise qualitativa dos dados, entre 2008 e 2010.

Resultados

• A base da estratégia de comunicação do PTI foi fortalecer os programas do Parque: ciência e tecnologia, empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento, e educação – além do complexo turístico de Itaipu.

• A cultura organizacional favoreceu a troca de ideias do time sobre a área de comunicação e também sobre o conhecimento do Parque Tecnológico como um todo.

• Assim como os profissionais do departamento de comunicação, todos os gestores entenderam a comunicação de maneira similar, com uma importância além de simplesmente organizar eventos. Também houve a compreensão de que essa expectativa exigia o desenvolvimento de diferentes projetos e programas.

• A estrutura da área de comunicação não foi fixa e limitada por áreas tradicionais como jornalismo, relações públicas e propaganda, mudando de acordo com as prioridades, o que deu ao time de comunicação flexibilidade em termos de criatividade e atitude.

• Foram estabelecidos missão, visão e objetivos da área de comunicação, e os seguintes programas, seguindo a orientação estratégica do Parque: informar e se comunicar com o público; desenvolver e administrar relações internas e externas; e se aproximar e ouvir os stakeholders.

• Dos processos comunicativos, surgiram os seguintes resultados estratégicos: um guia para relacionamento com os stakeholders; melhora na imagem e identidade do Parque; institucionalização do Parque nos níveis regional, estadual e municipal; e indicadores de mensuração estratégicos.

O que há de novo

• O caso do Parque Tecnológico Itaipu mostra como funciona uma comunicação realmente estratégica.

• É importante destacar que, ao mesmo tempo que a comunicação é diversificada e há liberdade para os atores, todos compartilham de um entendimento comum do processo.

• Esse significado estratégico comum, que permite as ações individuais, não é estático. Resulta de um processo dinâmico de manutenção de alguns aspectos e modificação de outros, de acordos com diferentes referências que vão surgindo no contexto.

Fale com o professor Sergio Bulgacov.  

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Sergio Bulgacov.