Os Benefícios de Alinhar e Integrar a Gestão da Produção

Autor(es): 

Eliciane Maria da Silva, Ely Laureano Paiva, Camila Lee Park e Alexandre Luis Prim

Ano: 

2015

Pesquisa em foco: Práticas, colaboração e competências operacionais na cadeia de suprimentos: Estudo em três setores no Brasil

Quando fornecedores e clientes desenvolvem conjuntamente áreas como gestão da qualidade, desenvolvimento de produtos, logística e TI, e colaboram para superar crises, conseguem responder com mais qualidade e agilidade às demandas do mercado.

Objetivo: Analisar os efeitos das práticas de produção e da colaboração interorganizacional sobre desenvolvimento de competências operacionais na cadeia de suprimentos. 

Raio X da pesquisa

• Pesquisa realizada em três elos das cadeias de suprimentos (comprador, fornecedores de primeiro nível e de segundo nível) de multinacionais com fábricas no Brasil de três setores (automotivo, eletroeletrônico e químico).

• Realização de 21 entrevistas in loco e de pesquisa survey com 96 empresas.

 

Resultados 

• Fornecedores estratégicos e empresas clientes adotam as seguintes práticas conjuntas: gestão de qualidade (72%), desenvolvimento de produtos (61%), logística e TI (41%).

• Em relação à colaboração, para 64% dos entrevistados, há um alinhamento dos objetivos na cadeia de suprimentos que contribui para o desenvolvimento de competências. Num dos casos analisados, a cooperação entre comprador e principais fornecedores foi essencial para lidar com problemas de gestão de estoque num período de grande mudanças na demanda – essa relação ainda ajudou na negociação com fornecedores de segundo nível localizados na Ásia.

• O estudo identificou o desenvolvimento de competências de melhoria operacional (61%), de customização (58%), de resposta rápida ao mercado (59%) e de cooperação (72%). O que há de novo

• Práticas integradas de produção como gestão de qualidade, desenvolvimento de produtos, logística e TI ajudam a afinar a qualidade dos produtos e processos, e aumentam a agilidade na cadeia de suprimentos.

• A colaboração entre as organizações também se mostra fundamental para o desenvolvimento dessas competências. Num ambiente global diverso, as empresas precisam cooperar para lidar com problemas micro e macroeconômicos. 

Entre em contato com a professora Marta Ferreira Santos Farah.
 
Conheça as pesquisas realizadas pela professora Marta Ferreira Santos Farah.