O que Acontece Antes de as Empresas Fecharem o Capital

Autor(es): 

Richard Saito e Marco Tulio Padilha

Ano: 

2014

Pesquisa em foco: Fechamento de capital em empresas brasileiras

Antes de sair da bolsa de valores, as companhias apresentam menor alavancagem, maior concentração acionária por parte dos controladores, queda na rentabilidade e um menor nível no pagamento dos dividendos.

Objetivo: Identificar os indicadores financeiros das empresas que fecham o capital.

Raio X da pesquisa

• Levantamento de indicadores financeiros de 119 empresas que fecharam o capital voluntariamente entre 1999 e 2013.
• Levantamento de amostras de controle para comparação de 119 empresas que se mantiveram listadas na bolsa até o final desse período.

Resultados

• No ano anterior ao fechamento de capital, as empresas já possuem destacada concentração de participação acionária dos controladores e já dão sinais de menor alavancagem, ou seja, de acesso mais limitados a capital de terceiros, seja por falta de necessidade, seja por restrições para conseguir financiamentos.
• No ano do fechamento, além dos aspectos observados no ano anterior ao fechamento de capital, as empresas apresentam baixa rentabilidade e menor nível de pagamento de dividendos.
• Quanto aos custos para se manterem listadas, observamos que as empresas que fecham capital apresentam, em média, custos relativos em linha com a média do grupo de empresas das amostras de controle. Os custos podem ser relevantes para as companhias no momento da decisão de deixar a bolsa se analisados sob a visão da gestão de caixa, por exemplo, ou combinados com a necessidade de as empresas manterem aberta ou não a possibilidade de captar no mercado de capitais, mas não como fator isolado de decisão.

O que há de novo

• O artigo mostra quais as mudanças nos indicadores das empresas antes do fechamento de capital.
• A queda na rentabilidade antes do fechamento de capital ocorre pela redução dos investimentos, retenção de caixa e manipulação de resultados. No mercado de capitais brasileiro, os fechamentos de capital são direcionados, em grande parte, por aquisições de empresas locais por multinacionais ou por aquisição de controle por acionista controlador para sanear a empresa. Esse contexto e o fato de as empresas deslistadas terem participações de controladores superiores às das listadas permitem manipulações de resultados, retenções de caixas de investimentos e distribuição de dividendos à conveniência do controlador que fará a operação para aquisição dos restantes das ações e posterior fechamento do capital, quando encontrará uma empresa com mais recursos para seu controle único.
• Na análise, verificou-se que a posição média de caixa em relação aos ativos das empresas deslistadas é inferior à das listadas, o que indica que não devem prevalecer empresas saneadas financeiramente e de grande valor, mas que o problema de fluxo de caixa livre no último ano da listagem está mais direcionado para uma reestruturação financeira após o fechamento de capital.

Fale com o professor Richard Saito.   

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Richard Saito.