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Artigo em foco: Práticas Operacionais e seu Efeito nos Desempenhos Operacional e Financeiro
Nos últimos 30 anos, houve um desenvolvimento significativo de novas práticas operacionais com o objetivo de melhorar o desempenho das companhias. A academia tem se debruçado sobre o tema para investigar a relação entre essas práticas e a performance das empresas. O estudo “Práticas operacionais e seu efeito nos desempenhos operacional e financeiro”, dos professores da FGV-EAESP Luiz Artur Ledur Brito e Ely Laureano Paiva, testou diversas práticas de gestão simultâneas em um único setor. Os autores escolheram a indústria de embalagens. Para eles, o ambiente competitivo do setor, envolvendo companhias de diferentes portes e de distintas estruturas societárias, combinado com variados níveis de utilização das práticas operacionais, favorece a análise quantitativa das relações entre práticas e desempenho.
As hipóteses testadas pela pesquisa são que, isoladamente, as práticas de TQM, just-in-time, lean manufacturing, time-based manufacturing (TBM), supply chain management (SCM) e gestão de recursos humanos (GRH) têm impacto positivo sobre o desempenho das empresas e que existe um efeito de interação positiva entre o uso conjunto dessas práticas operacionais em relação ao desempenho.
Para coleta de dados, o instrumento utilizado foi um método inovador proposto em 2010 por Nicholas Bloom e John Van Reenan, no qual entrevistadores especialmente treinados desenvolvem um diálogo com o entrevistado seguindo um roteiro e avaliam a posição da empresa em uma escala especialmente desenvolvida. Esse método de coleta tem vantagens em relação aos métodos convencionais de questionários autoadministrados, porque evita um viés que pode influenciar as respostas dos entrevistados.
Os resultados indicam que a utilização combinada de práticas operacionais em grau avançado está relacionada positivamente e de modo significante com a lucratividade, com o crescimento do faturamento e com a produtividade, reforçando os efeitos sinérgicos entre as práticas operacionais. A utilização de práticas combinadas também reduz a variância do processo de fabricação, resultando em redução dos estoques e diminuição de retrabalho.
O uso de práticas just-in-time, por sua vez, diminui os tamanhos de lotes, o que gera redução de refugos e retrabalho decorrentes de falhas de processo. Já o uso de práticas de SCM, como a participação de fornecedores no projeto dos produtos, faz com que as capacidades das peças, componentes e outros insumos comprados sejam conhecidas e incorporadas, gerando produtos acabados de melhor qualidade.
Em relação à adoção de práticas de gestão de recursos humanos, estas incentivam os colaboradores a serem inovadores e autônomos, o que aumenta a resolução de problemas e melhorias nos produtos e processos produtivos, além de facilitar a adoção de diversas práticas relacionadas à TQM, just-in-time e SCM.
Além disso, observou-se que maiores lucratividade, crescimento do faturamento e produtividade são características encontradas nas empresas avançadas, ou seja, aquelas que apresentam maior grau de utilização das práticas operacionais. Também foi possível notar que empresas com maior número de colaboradores e que exportam obtêm melhores resultados.
Entre em contato com o professor Luiz Artur Ledur Brito.
Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Luiz Artur Ledur Brito.