O Efeito dos Custos de Transação sobre os Investimentos Locais e Estrangeiros

Marcos Vinício Wink Junior, Hsia Hua Sheng e William Eid Junior

2011

Artigo em foco: Transaction Costs: An Empirical Analysis of their relationship with investment and Foreign Direct Investment

Segundo a teoria desenvolvida pela Nova Economia Institucional, os custos de transação têm um papel relevante na economia. De acordo com a extensão desses custos os agentes tomam decisões de investimento. Se forem muito desfavoráveis, os custos de transação podem representar um desestímulo ao empreendedorismo.

Atrair Investimento Estrangeiro Direto (IED) é benéfico para um país. Além de contribuir para o crescimento econômico, tais investimentos ajudam no equilíbrio do balanço de pagamentos. Ocorre que as decisões de investimento não são determinadas apenas pelas taxas de juros de uma economia. Há outros fatores que são considerados, entre os quais os níveis de incerteza e o grau de dificuldade para fazer negócios, denominados custos de transação.

O risco de um investimento aumenta se um país não dá garantias sobre os direitos de propriedade. No entanto, o monitoramento do capital e a busca por informações sobre as garantias de investimento elevam os custos para o investidor. Assim, os riscos de investimento e o ambiente favorável à atração de capital estão, direta ou indiretamente, ligados aos custos de transação. Estes tipos de custos de transação criam desincentivos ao novo negócio, podendo, por exemplo, influenciar negativamente a decisão de um empresário local para formar uma parceria com uma companhia estrangeira ou a decisão de uma multinacional em entrar em determinado negócio em outro país.

O artigo “Transaction Costs: An Empirical Analysis of their relationship with investment and Foreign Direct Investment” de Marcos Vinício Wink Junior, Hsia Hua Sheng e William Eid Junior, investiga a relação da taxa de investimento e do Investimento Estrangeiro Direto (IED) com os custos de transação, medidos por meio das imperfeições de mercado e dos índices de liberdade econômica. Os autores também fazem uma análise comparativa dos ambientes de negócios em diferentes países.

O estudo se diferencia por fornecer uma análise do impacto dos custos de transação sobre os investimentos não específicos, diferentemente da maioria dos estudos nesta área, que tentaram verificar os impactos negativos sobre determinados setores ou indústrias.

As variáveis criadas pelo Doing Business e a Heritage Foundation são utilizadas no trabalho como medidas de custo da transação. A pesquisa analisa estas variáveis em uma amostra de 35 economias, reunindo membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e os países do BRICS, Brasil, Rússia, Índia e China, e África do Sul, durante um período de 4 anos (2004-2007).

Os autores sugerem que os custos de transação, assim como as variáveis macroeconômicas, afetam a taxa de investimento. Os custos de transação são negativamente relacionados com a taxa de investimento dos países. Por outro lado, os custos de transação não parecem ter qualquer impacto sobre a tomada de decisão dos investidores estrangeiros.

Os resultados estão em linha com trabalhos de outros autores, para os quais os custos de transação afetam negativamente as decisões de investimento somente se: os custos de transação são altos o suficiente, não há custos associados à obtenção de informações, ou se os investimentos não são voltados para um setor específico da economia.

Outra conclusão deste estudo é que os BRICS têm em média ambientes de negócios piores do que os outros países da amostra. Os autores sugerem a realização de estudos que possam capturar os efeitos dos custos de transação para os diferentes setores em países em desenvolvimento. Isso tornaria possível como custos de transação afetam os setores em uma economia em desenvolvimento.

Entre em contato com os professores Hsia Hua Sheng e William Eid Junior.

Conheça as pesquisas realizadas pelos professores Hsia Hua Sheng e William Eid Junior.