Não Basta Usar a Tecnologia: tem de ser a tecnologia certa

Autor(es): 

Patrícia Brecht Innarelli e Otávio Próspero Sanchez

Ano: 

2014

Pesquisa em foco: A importância da adequação mútua entre o sistema e as tarefas no EAD: uma análise com estudantes brasileiros.

No ensino a distância, a adequação da tecnologia às tarefas é crucial para que os alunos de fato adotem as plataformas virtuais de interação com a escola.

Objetivo: Analisar o efeito da adequação da tecnologia às características da tarefa à qual essa tecnologia se destina, utilizando o caso do ensino a distância (EAD) – este requer que os alunos adotem amplamente a tecnologia para o sucesso das iniciativas, o que nem sempre ocorre plenamente.

Raio X da pesquisa

• Levantamento das principais tarefas realizadas por discentes com o uso de grupo focal.
• Elaboração de questionário com a ajuda de um grupo de especialistas em EAD e TI.
• Realização de survey com uma amostra de 104 alunos de um curso de administração usuários da plataforma Moodle, o mais importante sistema virtual de aprendizagem utilizado por instituições de ensino.
• Análise estatística com base em um modelo que considera as seguintes variáveis: intenção de uso, característica da tarefa, facilidade de uso percebida, utilidade percebida, adequação da tecnologia à tarefa e característica da tecnologia.

Resultados

• 75% da intenção de uso da plataforma Moodle pode ser explicada pela utilidade e pela facilidade de uso percebidas pelos respondentes.
• A adequação entre as características da tecnologia e das tarefas no EAD mostrou-se importante fator para prever a utilidade e a facilidade de uso percebidas pelos usuários e, portanto, é crucial para o sucesso do sistema.

O que há de novo

• Costuma-se pensar que a implementação de cursos de EAD pode ser feita com facilidade, apenas implementando os materiais em um ambiente eletrônico de aprendizagem. Isso não é verdade. Nem sempre a tecnologia está adequada à tarefa a que se propõe, podendo causar baixa adoção por parte dos usuários.
• O estudo mostra que alunos esperam que a tecnologia seja funcional de maneira específica em relação à tarefa a ser desempenhada.
• Os dados sugerem que os gestores dos cursos de EAD deveriam esclarecer os alunos sobre a utilidade e facilidade do sistema, de modo a aumentar a adesão.

Fale com o professor Otávio Próspero Sanchez.  

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Otávio Próspero Sanchez