A Lógica de Entrada das Multinacionais no Brasil

Jean-François Hennart, Hsia Hua Sheng e Gustavo Pimenta

2015

Pesquisa em foco: Local complementary inputs as drivers of entry mode choices: The case of US investments in Brazil

Estudo com multinacionais americanas mostra que investidores preferem buscar um sócio local quando o acesso a ativos como mão de obra, matéria-prima e licenças é difícil de conseguir.

Objetivo: como a acessibilidade aos ativos influencia as estratégias de investimento utilizadas por empresas americanas para se estabelecer e competir no mercado brasileiro.

Raio X da pesquisa

• Levantamento de amostra de 297 transações de investimento direto americanas no Brasil no período entre 2005 e 2010.

• Análise estatística dos dados.

Resultados

• As possibilidades e acesso aos ativos complementares das multinacionais americanas são fundamentais para escolher modo de entrada (joint-venture, subsidiária, aquisição e investimento novo/greenfield).

• Quando o número de fornecedores potenciais é baixo, maior é a chance de a multinacional entrar no Brasil via joint-venture ao invés de pelo estabelecimento de uma subsidiária.

• Quanto mais concentrado o setor, maior a probabilidade de a empresa americana optar pela joint-venture em vez de uma subsidiária; também é maior a probabilidade de ela optar por um investimento novo do que por uma aquisição que pode ser difícil de se concretizar.

• Mesmo que uma multinacional detenha marcas fortes e profundo conhecimento técnico, a joint-venture ainda pode ser uma forma muito interessante de investimento se, em seu mercado, o acesso aos ativos complementares é dominado pelas empresas locais.

O que há de novo

• O estudo comprova que a escolha do investidor entre joint-venture e subsidiária, assim como entre investimento novo e aquisição, depende do custo do acesso aos ativos locais necessários para produzir e vender os produtos nos mercados desejados (tais como terra, mão de obra, matéria prima, componentes, licenças e formas de distribuição).

• Quanto mais ineficientes os mercados para ativos locais complementares, mais provável que os investidores estrangeiros entrem via joint-venture com uma empresa local.

Entre em contato com o professor Hsia Hua Sheng

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Hsia Hua Sheng