A Importância da Interatividade no Aprendizado

Agnaldo Pedra, Richard E. Mayer e Alberto Luiz Albertin

Pesquisa em foco: Role of interactivity in learning from engineering animations

Recursos interativos em tablets atraem mais a atenção dos alunos, mas não melhoram sua aquisição de conhecimento.

Objetivo: Avaliar o valor pedagógico de tornar lições em tablets mais interativas.

Raio X da pesquisa

• Teste com dois grupos, o primeiro com alunos brasileiros de curso de engenharia e o segundo com alunos americanos de curso de psicologia.

• Simulação com os alunos de uma explicação via iPad, com duração de cinco minutos, sobre um procedimento de manutenção em seis passos para um dispositivo mecânico.

• No experimento 1, os alunos foram divididos em dois grupos, um com uso de baixa e outro de alta interatividade; no experimento 2, os alunos foram divididos em três grupos, um sem interatividade, outro com baixa e outro com alta interatividade.

• Apresentação dos resultados estatísticos do teste a partir de um questionário sobre interesse e um teste de aprendizagem.

Resultados

• Em ambos os experimentos, os alunos submetidos ao teste com mais interatividade disseram ter tido maior interesse e atenção.

• Não houve diferença no aprendizado, nos dois experimentos, em diferentes níveis de interatividade

O que há de novo

• Quando o objetivo da lição é aumentar o interesse do aluno, maiores níveis de interatividade podem ser de grande valia.

• Quando o objetivo da lição é melhorar o aprendizado do aluno, a interatividade parece não surtir efeito.

• Não há evidência de que o aumento de interesse contribua para o aumento do aprendizado.

Entre em contato com o professor Alberto Luiz Albertin

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Alberto Luiz Albertin