A Governança de Tecnologia da Informação Cumpre seu Propósito?

Autor(es): 

Allexandre Nishioka Teodoro, Erico Przeybilovicz e Maria Alexandra V. C. Cunha

Ano: 

2014

Pesquisa em foco: Governança de tecnologia da informação: uma investigação sobre a representação do conceito.

Ao que parece, a resposta é “não”, pois os profissionais enxergam a governança de TI apenas como forma de controlar e melhorar processos, sem considerar a importância do alinhamento às estratégias e objetivos da organização.

Objetivo: Verificar as diferenças que existem entre os objetivos da governança de tecnologia de informação (TI) e o que é implementado nas organizações.

Raio X da pesquisa

• Definição de governança da TI como um sistema de distribuição de responsabilidades sobre decisões de TI, e de gerenciamento dos recursos tecnológicos, buscando garantir o alinhamento da TI às estratégias e objetivos organizacionais. Envolve os seguintes objetivos: alinhamento estratégico (fazer com que prioridades e trabalho de TI atendam necessidades estratégicas); valor (assegurar que a TI entregue ao negócio os benefícios pretendidos, cumprindo prazos e custos); gerenciamento de riscos (proteger os ativos físicos, de informação e de disponibilidade de serviços); recursos (utilizar da melhor forma a infraestrutura e os conhecimentos de TI); mensuração de desempenho (monitorar a implementação, os processos e os projetos); accountability (definir responsáveis por cada decisão).
• Seleção de dois casos para estudo de grandes multinacionais do setor industrial (uma fabricante de bens de consumo e a outra de alimentos) instaladas no sul do Brasil, com governança de TI formalizada há mais de cinco anos.
• Coleta de dados de mais de 150 documentos, aplicação de 87 questionários e entrevistas com gestores.

Resultados

• Os profissionais das duas empresas consultadas reconhecem a governança de TI, mas, ao se comunicarem sobre o tema, o entendimento é de que a governança esteja apenas voltada ao auxílio dos processos e controles internos da organização.
• A compreensão da governança de TI é ligada à história das empresas, que enfrentam desafios de adequação a normas com foco em controle e responsabilização.
• Os profissionais não identificam os mecanismos de relacionamento com as áreas de negócio.

O que há de novo

• A governança de TI prega benefícios que são de difícil realização pela forma como os profissionais de tecnologia a percebem.
• Os empregados de TI veem a governança de TI como controle e melhoria de processos, perdendo-se a possibilidade de alinhamento das ações de TI à estratégia da organização.
• Há indícios de que a representação que os profissionais de TI fazem da governança de TI esteja ligada ao processo de sua implementação nas organizações. Sugerem-se cuidados na implementação relacionados à comunicação clara de objetivos, de como ela será inserida no cotidiano dos indivíduos, que passos e ferramentas serão utilizados para sua implementação e aonde cada um desses passos levará a organização.

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