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Pesquisa em foco: Geração de Spin-Offs Tecnológicos – Um Estudo Multicaso
Pequenas e médias empresas brasileiras de base tecnológica fazem spin-offs como estratégia de diversificação e como forma de completar a sua cadeia de valor.
Objetivo: Compreender como pequenas e médias empresas podem inovar por meio de spin-offs (processo de geração de novas empresas a partir de organizações existentes) tecnológicos, identificando motivações, influências e barreiras para realização desse fenômeno.
Raio X da pesquisa
• Estudo qualitativo de quatro casos de spin-offs tecnológicos no estado de Santa Catarina, com as seguintes características: a) a empresa-filha foi fundada com a participação de colaboradores da empresa-mãe; b) a empresa-filha visa à comercialização de tecnologia desenvolvida ou possuída pela empresa-mãe; c) a empresa-filha foi ou é suportada pela empresa-mãe.
• Coleta de dados a partir de observações em campo, dados históricos e entrevistas semiestruturadas.
Resultados
• O direcionamento de políticas públicas visando estimular a ocorrência de spin-offs favorece o nascimento de empresas mais fortes, com maiores chances de sobrevivência do que as criadas por empreendedores individuais sem o apoio de organizações estabelecidas.
• Investimentos em P&D e cultura organizacional aberta ao empreendedorismo contribuem para a geração de spin-offs nas pequenas e médias empresas de base tecnológica.
• As principais motivações encontradas para a geração de spin-offs corporativos em pequenas e médias empresas de base tecnológica foram: a) estratégia de diversificação da empresa-mãe; b) garantia de maior foco a uma tecnologia específica que, dentro da empresa-mãe, não seria possível desenvolver; c) completar a cadeia de valor da empresa-mãe.
O que há de novo
• Os estudiosos de spin-offs indicam que uma das principais motivações para a criação de uma empresa separada da organização original seria o desenvolvimento de tecnologias disruptivas. Este estudo encontrou outras motivações, mais ligadas às estratégias de diversificação ou a tecnologias específicas que completam a cadeia de valor da empresa-mãe – e não tanto a tecnologias disruptivas.
• O estudo evidencia o papel das políticas governamentais para o sucesso dos spin-offs.
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