Como Preparar Cadeias de Suprimentos para Enfrentar Crises

Autor(es): 

Marcelo Catunda Bradaschia e Susana Carla Farias Pereira

Ano: 

2015

Pesquisa em foco: A importância da flexibilidade para a formação de resiliência em cadeias de serviços: Um estudo de caso em saúde

Exemplo de hospital que enfrentou a pandemia do vírus da gripe H1N1 mostra que a construção prévia de recursos é muito importante para que medidas emergenciais sejam tomadas e impeçam o desmoronamento da cadeia produtiva em momentos críticos.

Objetivo: Compreender como cadeias de suprimentos de serviços adaptam-se a eventos inesperados e rupturas, e tornam-se resilientes.

Raio X da pesquisa

• Estudo de caso de uma cadeia de serviços hospitalar para verificar como esta reagiu à pandemia de H1N1 que atingiu o Brasil em 2009.

• Realização de 16 entrevistas em profundidade em diversos elos da cadeia: hospital, médicos e enfermeiros, indústria farmacêutica, Secretaria do Estado e Ministério da Saúde.

Resultados

• Diante da pandemia, houve um redesenho de alguns aspectos da cadeia. O hospital pôde fazer compras em caráter emergencial de outros fornecedores sem necessidade de demorados contratos de licitação

. • Recursos foram criados e alterados, como, por exemplo, a adaptação do laboratório e seus profissionais para realização interna de exames para verificação da infecção pelo vírus H1N1; e o preparo dos recursos humanos para lidar com a situação (até porteiros passaram a realizar triagens de pacientes).

• Houve priorização de recursos, com leitos de UTI de diversos departamentos direcionados para o departamento de moléstias infecciosas.

• Recursos ociosos, mesmo em grau pequeno, ajudaram o hospital a enfrentar a pandemia.

• A possibilidade de se eliminarem processos existentes também se apresentou como uma maneira de criar flexibilidade. No caso, quebraram-se barreiras burocráticas para uso de medicamentos perto do vencimento da data de validade.

O que há de novo

• Existem diversos aspectos com potencial de contribuir para a formação da flexibilidade na cadeia de suprimentos de serviços, e todos eles precisam de um preparo prévio de recursos. Ou seja, a escolha ou construção a priori de recursos é importante para a formação da flexibilidade nas cadeias.

Entre em contato com a professora Susana Carla Farias Pereira
 
Conheça as pesquisas realizadas pela professora Susana Carla Farias Pereira