Como Mudanças Institucionais Impactam o Desempenho Empresarial

David Kallás, Carlos Afonso Caldeira, Rodrigo Bandeira-deMello e Rosilene Marcon

2015

Pesquisa em foco: Do institutions matter in Latin America? A longitudinal analysis of institutional changes on Brazilian companies performance

Políticas “pró-mercado” tornam empresas menos dependentes de fatores macroeconômicos e mais sujeitas às suas competências internas; porém, o efeito varia de acordo com o setor

Objetivo: Analisar o efeito das mudanças institucionais no resultado das empresas que operam no Brasil.

Raio X da pesquisa

• Levantamento de 5.469 observações de retorno sobre o capital e patrimônio líquido de empresas brasileiras em um intervalo de 24 anos (1986-2009).

• Identificação e análise dos dados em três períodos institucionais distintos: “domando a inflação” (1986-1993), “construindo estrutura institucional” (1994-2001) e “ascensão à proeminência” (2002-2009). • Realização de análise estatística do desempenho das empresas por setor nos três períodos.

Resultados

• As diferenças de retorno sobre capital entre os períodos institucionais são relevantes, o que indica efeito importante das instituições no desempenho.

• Os impactos dos efeitos institucionais são diferentes de acordo com o setor. Por exemplo, no terceiro período analisado (governo Lula), houve efeito positivo em setores como óleo e gás, indústria financeira e varejo – e negativo em setores como o têxtil.

• Com a melhoria do ambiente institucional, aumenta a diversidade de desempenho entre as empresas.

O que há de novo

• Conforme as instituições se tornam mais “pró-mercado”, parece diminuir a dependência de empresas e setores de fatores macroeconômicos, e aumentar a relevância de suas competências operacionais internas em seu desempenho financeiro. A maior diversidade de desempenhos indica que instituições de mercado remuneram boas estratégias.

• O estudo lança a hipótese de que mudanças institucionais impactam os setores diferentemente.

Entre em contato com o professor Rodrigo Bandeira de Mello

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Rodrigo Bandeira de Mello