Colaboração: Chave de Sucesso nas Cadeias Produtivas

Luiz Artur Ledur Brito e Manoel de Andrade e Silva Reis

Artigo em Foco: Impacto dos Recursos Relacionais na Criação de Valor

O artigo “Impacto dos recursos relacionais na criação de valor” dá sequência a uma pesquisa, realizada em 2011, na qual foram abordados os relacionamentos colaborativos nas cadeias produtivas, sob o ponto de vista dos fornecedores. Dessa vez, os autores examinaram as mesmas relações sob a ótica dos compradores. A investigação foi conduzida com base na coleta de informações com profissionais dos setores de alimentos e bebidas e de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

Sabe-se que adoção de relacionamentos colaborativos entre empresas e seus fornecedores gera impactos positivos sobre o desempenho. A opção por uma estratégia comum e práticas de integração e cooperação entre membros de uma mesma rede proporciona criação de valor para os participantes. Entretanto, faltam estudos mais detalhados sobre o tema. A proposta da pesquisa é preencher essa lacuna.

Os autores utilizaram um questionário que foi respondido por profissionais responsáveis pelo relacionamento com fornecedores. Os respondentes eram executivos de alto nível, principalmente da área de compras ou logística de empresas. Foram coletados 67 questionários, dos quais 42 do setor de higiene pessoal e de cosméticos e 25 do setor de alimentos e bebidas.

A maioria das empresas pesquisadas é de pequeno porte. Em 64% dos casos, contam com menos de 250 funcionários. Em relação ao faturamento, 30% alcançam vendas médias anuais menores que R$ 2,4 milhões, 18% entre R$ 2,4 milhões e R$ 16 milhões e 19% entre R$ 16 milhões e 90 milhões. Apenas 22% das empresas têm vendas médias superiores a R$ 300 milhões.

Os respondentes foram convidados a escolher um fornecedor importante, com quem tivessem um relacionamento de, no mínimo, dois anos. Os fornecedores escolhidos proveem matérias-primas básicas (40%), embalagens (27%) ou ingredientes como fragrâncias, conservantes e corantes (19%).

A pesquisa constatou que a relação entre fornecedores e compradores leva a um crescimento do valor apropriado. Os resultados sugerem que 43% da variação do valor criado na relação podem ser explicados por dois recursos relacionais: alinhamento interorganizacional e compartilhamento de conhecimento. Além disso, foi constatado que, à medida que as empresas aumentam o valor criado na relação, ambas se beneficiam, podendo apropriar uma parcela maior desse valor criado.

Entre em contato com o professor Luiz Artur Ledur Brito.

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Luiz Artur Ledur Brito.