Administradores e Políticos: da dicotomia à complementaridade

Ion Georgiou

2014

Pesquisa em foco: Seeing the Forest for the Trees: an Atlas of the Politics-Administration Dichotomy.

Os estudos mais recentes em administração pública adotam uma perspectiva mais complementar entre os políticos eleitos e os responsáveis pela implantação de políticas, sem deixar de avaliar os aspectos conflitantes.

Objetivo: Mapear um século de publicações sobre um assunto-chave na área de administração pública, a dicotomia entre administradores e políticos – ou seja, como balancear relações entre políticos eleitos e administradores responsáveis por implantar políticas.

Raio X da pesquisa

• Construção de uma rede de 165 artigos abrangendo o período 1887-2010.
• Identificação dos artigos mais importantes e desenvolvimento de mapas visuais que traçam o desenvolvimento da área por década.
• Extração da lista de leitura-chave para a área de dicotomia política-administração.

Resultados

• Quatro dos cinco artigos mais citados são característicos de um momento, a metade dos anos 1980, em que tomou corpo uma perspectiva que considera a relação entre políticos e administradores de maneira complementar e não antagônica. Ainda assim, um grupo de seis trabalhos, incluindo o pioneiro de Woodrow Wilson (1887), todos publicados antes da metade dos anos 1980, continua a receber forte atenção, o que mostra como é perene a relação conflitante entre eficiência e democracia.
• A perspectiva integradora e complementar, explorada por James Svara, parece continuar a ganhar força nos anos 2010. No entanto, a complementaridade não pode ignorar as descobertas de outros autores da área, principalmente a necessidade de alguma dicotomia institucionalizada que sirva para controlar e minimizar a corrupção e também a discussão sobre as interferências políticas em contratos com o governo.
• Está surgindo uma relativamente nova literatura que pretende examinar a natureza e a relevância da dicotomia política-administração em regiões em desenvolvimento.

O que há de novo

• Desde os anos 1980, pesquisas procuram compreender o conhecimento acumulado sobre a dicotomia política-administração a partir de diferentes recortes: histórico, escolas de pensamento, observação empírica e desenvolvimento de novos modelos de interação entre políticos e administradores. A contribuição deste artigo é analisar toda a literatura com uma abordagem estrutural e por uma metodologia nova e completa sobre o desenvolvimento de redes de conhecimento.
• O estudo mostra que uma nova perspectiva, que enxerga políticos e administradores de modo complementar, ganha espaço, mas também que não é possível ignorar alguns dilemas da visão dicotômica.

Fale com o professor Ion Georgiou.

Conheça as pesquisas realizadas pelo professor Ion Georgiou.