Adriana Miguel Ventura

É professora de gestão e empreendedorismo. Formada em administração pública, Adriana tem mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2004). Durante o mestrado, realizou estudos na École Superière des Sciences Économiques (ESSEC), em Paris. Desde 2005, é professora dos cursos de graduação e pós-graduação da FGV EAESP. Tem larga experiência em administração, recursos humanos e relações de trabalho com ênfase em comunicação, negociação e empreendedorismo, tendo aplicado treinamentos e workshops em empresas como Itaú, Bayer, Kraft Foods, OAS, Elektro, Seara Cargill, Telefônica, Pirelli, Volkswagen, Votorantim dentre outras. Entre 2010 e 2018, atuou como vice-presidente e conselheira na Fundação Julita, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social no Jardim São Luís, na cidade de São Paulo. 

Artigos: 

VENTURA, ADRIANA MIGUEL. O Negócio é Criatividade. GV Executivo, v. 17, p. 30-33, 2018.

VENTURA, A. M. Evolução e Tendências da Feira de Empreendedorismo da EAESP FGV. GVnovos negócios, v. 6, p. 7-10, 2015.

VENTURA, A. M. Interface entre Motivação e Liderança. Revista da ESPM, v. 10, p. 34-41, 2003.

Capítulos de livros: 

VENTURA, A. M.; LIMA, M. C.; CARONA, N. F.; PORTO, R. M. Reminiscências Afetivo-Profissionais de um Semiótico Grupo. In: BARROS, D. L.P.; FIORIN, J. L. (Org.). A Fabricação dos Sentidos. São Paulo: Paulistana, 2008, v., p. 27-36.