Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Estratégias de Marketing
Autor(es):
- Carolina Bueno Prestes da Silva
Orientador:
Ano:
Com frequência a imprensa brasileira apresenta matérias sobre o atual desinteresse dos jovens por carros. Estas notícias causam muito nervosismo e questionamentos, não só no meio automotivo, mas também em todas as indústrias que têm estes jovens adultos como público alvo. A relação entre jovens Millennials e os carros já foi estudada em muitos países e continentes, como EUA, Canadá, Austrália e Europa, porém nada foi encontrado na literatura acadêmica brasileira. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de compreender se existe diminuição no interesse por carros por parte dos jovens Millennials brasileiros. Dos 5 objetivos descritos neste trabalho 3 apontaram diferenças no comportamento de Millennials em relação às gerações mais velhas: (i) Millennials têm menos habilitação para conduzir carros que outras gerações; (ii) Millennials têm menos automóveis e; (v) Millennials têm menos intenção de compra que a geração que os precede. Porém, dois objetivos não apresentaram diferença de comportamento entre as gerações: (iii) Millennials estão usando mais o carro do que outras gerações, e não menos como se esperava e; (iv) Millennials apresentaram maior envolvimento com a categoria dos que as gerações que os precedem. Desta forma, pode-se afirmar que Millennials não têm menor interesse em carros, inclusive se interessam minimamente mais, porém compram menos automóveis que a geração que os precede. Os resultados confirmam a grande maioria da literatura revisada, principalmente a norte americana, canadense e australiana que apontam que Millennials ainda desejam e compram carros, tanto quanto gerações passadas, porém de forma mais tardia devido a sua dificuldade financeira. Na pesquisa Millennials apresentaram maior envolvimento com a categoria e maior frequência de uso de seus carros do que outras gerações, contudo quando a hipótese era diretamente relacionada ao investimento de altas quantias de dinheiro, como a obtenção da carteira de motorista e a aquisição ou troca do automóvel, os índices de Millennials caiam, justamente por apresentarem rendas menores.