Impacto da Renovação de Vitrines: um experimento

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Estratégias de Marketing

Autor(es): 

  • Carlos Roberto Rodrigues de Moraes

Orientador: 

Ano: 

2018

A vitrine sempre foi um tema desafiador de estudo em um ambiente de varejo. O tema tem sido estudado por alguns autores que embasaram esse experimento, como Mehrabian e Russel (1974) da teoria S.O.R (Stimulus-Organism-Response), Sen, Block e Chandran (2002) que explicita a importância da exposição e informação de produtos em vitrines para uma associação da entrada do consumidor à loja e consequentemente uma venda maior de seus produtos, e também o estudo realizado por Oh e Petrie (2012) sobre vitrines com exposição de produtos ou imagem da loja, que remetem a baixa ou alta cognição do consumidor. Este experimento teve como objetivo mensurar a relação entre o aumento da frequência de alterações de vitrines e o aumento das vendas dos produtos de moda nas lojas. Procurará também contribuir para melhor entendimento dessas variáveis em um ambiente externo de varejo. Através de experimento em campo classificado como quasi-experimento e com obtenção de estudo de séries temporais, foi realizado um estudo em 3 lojas de uma rede de vestuário de moda popular para baixa renda, localizadas em ruas de comércio e denominadas em lojas A, B e C. Foram feitas mudanças frequentes, a cada 3 dias, na sugestão de looks de produtos de moda feminina jovem (mulheres de 16 a 24 anos) na vitrine da loja A, em um determinado período, de 04 a 13 de janeiro de 2018, e nenhuma alteração ou mudança nas outras vitrines das lojas B e C, para se investigar a influência da mesma no volume de vendas físicas dos produtos expostos. Houve exceção na loja C, onde foi colocado um ponto focal ou ponto de reforço de informação (manequim) no interior da loja ao lado do equipamento dos produtos. As lojas escolhidas tiveram o critério de pertencer ao mesmo cluster, com variáveis de comportamentos semelhantes para as 3 lojas. Essas variáveis levaram em consideração o volume de vendas, metragem quadrada da loja, perfil de renda do consumidor, localização (se é de rua ou shopping), equipamentos e formatos de exposição. Os resultados obtidos foram de que a mudança mais frequente na vitrine da loja A apresentou um aumento de volume de vendas físicas com 43 peças, e 41 e 56 peças nas lojas B e C respectivamente, sendo que nesta última o volume foi maior devido à exposição de ponto focal interno, o que mostra que o complemento da informação ao consumidor no ambiente interno pode auxiliar nas vendas. A diferença estatística ficou abaixo de 0,1% em seu valor-p, quando feita a comparação entre as 3 lojas (A, B e C). Essas comparações se mostraram necessárias devido à exceção feita à loja D com seu ponto focal. Desta maneira, há indícios significativos na relação entre aumento de ofertas de looks de produtos na vitrine e aumento nas vendas desses produtos, levando a crer que, quando feita a exposição de produtos em uma vitrine de pouca carga cognitiva direcionada para esse público, pode influenciar o shopper a entrar na loja e comprar.

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