Caso de Ensino com Notas de Ensino Nakata Automotiva: “uma empresa para vencer ou para durar”

• MPGC

• Gestão de Operações e Logística

• André Luís Silvestre Arruda

2019

Objetivo – A apresentação do Caso de Ensino Nakata tem como objetivo proporcionar um aprendizado, com base em fatos reais, próximos e tempestivos, sobre a importância do alinhamento, coordenação e colaboração em Cadeias de Distribuição, assim como do incremento da responsividade e visibilidade na cadeia, aliando prática e teoria para provocar ações e decisões a partir das experiências e conceitos aprendidos pelos alunos e participantes. Design / Metodologia / Abordagem – Como Caso de Ensino, o design da escrita e disponibilidade de documentação é feito com a narrativa do caso e tomada de depoimentos através de entrevistas não estruturadas, com os personagens principais envolvidos no caso, assim como a disponibilização em anexos de dados que possam ajudar na solução dos problemas e questões apresentadas. Essa abordagem pretende levar o conhecimento a partir do que é construído pelos participantes em sala de aula. Resultados – O trabalho espera resultar no aprimoramento do conhecimento teórico e prático dos alunos, na identificação e análise de problemas, na tomada de decisões e estruturação de planos de ação, através da vivência de um caso real. Limitações / Implicações da pesquisa – A própria literatura sobre Casos de Ensino aponta algumas limitações quanto ao método. Casos de Ensino têm uma presença limitada pelo tempo, por isso este caso está sendo escrito em tempo real e com dados atualizados. Há de se obter motivação dos alunos e o método depende da aplicação deles, o que exige uma prévia preparação para que o aprendizado se concretize de forma completa. Originalidade / Valor – O valor do Caso de Ensino Nakata está em compreender três pontos: ser brasileiro numa parcela importante do tempo de implantação e consolidação já que, a partir de 2015, a empresa foi comprada por um grupo de investidores brasileiros), ser tempestivo e estar centrado em decisões no âmbito da logística.