Curso:
- MPGI
Área de conhecimento:
- Estratégia Empresarial
Autor(es):
- Ariadne Braz Magalhães
Orientador:
Ano:
This objective of this study is to discuss the open innovation strategy adopted by the four largest U.S. pharmaceutical companies in the last four years. Innovation has been recognized as an essential source of a firm’s competitive advantage. As companies start to expand and interact on a global scale, their innovation strategy starts to change, and acquires a more integrated aspect, with increasing relationship with external actors and resources. This shift seeks to make innovation less costly and more efficient, and has an impact on the companies’ results. This research will undertake an exploratory research by using two open innovation frameworks as reference, Lichtenthaler (2008) and Lazzarotti-Manzini-Pellegrini (2010). Understanding how firms currently apply an open innovation strategy is the first step for evaluating its impact on company strategy in this new international context.
O objetivo desse estudo é discutir a estratégia de inovação aberta adotada pelas quarto maior companhias farmacêuticas norte-americanas nos último quarto anos. A inovação tem sido reconhecida como uma fonte essencial de vantagem competitiva de uma firma. A partir do momento em que empresas começam a expandir e interagir em escala global, sua estratégia de inovação começa a mudar, e adquire um aspecto mais integrado, intensificando seu relacionamento com atores externos e recursos. Essa mudança tem como objetivo reduzir o custo da inovação e aumentar sua eficiência, e tem impacto nos resultados da empresa. Essa pesquisa realiza uma pesquisa exploratória usando dois modelos de inovação aberta como referência, Lichtenthaler (2008) e Lazzarotti-Manzini-Pellegrini (2010). Entender como firmas aplicam estratégias de inovação aberta é o primeiro passo para avaliar seu impacto na estratégia geral da mesma na nova conjuntura internacional.