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[INTRODUÇÃO] O trabalho tem como objetivo resgate do conceito de empreendedorismo schumpeteriano no seu sentido mais estrito, marcado principalmente como uma ação inovadora, e pelo conflito institucional. Além disso, temos como questão norteadora se a atividade empreendedora consiste na identificação que um ator faz de uma rede antes dos outros, assumindo assim uma posição estratégica na mesma no momento de sua criação. Dessa forma, ao aplicar qualquer tipo de inovação, o empreendedor estaria interessado em mudar uma rede considerada por ele ultrapassada, ou assumir a liderança no processo de mudança. Resgatar o conceito do empreendedor schumpeteriano é importante uma vez que, cada vez mais, o conceito tem sido utilizado para definir ações diferentes e, portanto, corre risco de perder o seu sentido. O conceito original definido por Schumpeter é útil, pois se apresenta como solução ao problema de descontinuidade não resolvido pela economia neo-clássica. Se, por um lado o ferramental teórico-metodológico da economia neo-clássica é bom para resolver problemas de crescimento e otimização sobre o critério paretiano ou walrasiano, por outro, não apresenta uma abordagem ou solução clara para explicar o fenômeno do desenvolvimento econômico. Schumpeter, por sua vez, identifica esse problema e apresenta como uma de suas soluções o empreendedor e a ação empreendedora. [METODOLOGIA] Em primeiro lugar, o conceito de empreendedor schumpeteriano é resgatado a partir da releitura de obras consagradas do autor. Na segunda etapa do trabalho são procurados, nas biografias de importantes empresários brasileiros, exemplos históricos que representem atores sociais, tomando como função a ação empreendedora definida por Schumpeter. Em segundo lugar, o conceito de redes sociais como uma forma de organizar processos, relações e pessoas tão importante quanto o mercado e a burocracia é feita através da definição clara do conceito. Esta definição é importante não só para dar embasamento teórico ao trabalho, como para definir de uma forma clara a estrutura que foi utilizada para desenhar redes sociais, a partir da leitura de biografias de empresários brasileiros. A terceira parte consiste em um debate em torno da análise das redes sociais obtidas e da relação entre ator social agindo como um empreendedor e sua capacidade de obter uma localização estratégica (brokerage) em redes constituídas para inovar o processo produtivo e, principalmente, para solucionar conflitos institucionais: característica marcante do empreendedor schumpeteriano. A quarta etapa fecha o trabalho reunindo em um só artigo a parte teórico/metodológica com o melhor obtido na parte histórico/empírica. [RESULTADOS]. Os principais resultados obtidos foram os desenhos das redes sociais extraídos da biografia de empresários brasileiros. É interessante notar a predominância constante da utilização de redes sociais para contornar problemas burocráticos, ou externalidades geradas pela burocracia. Outro ponto importante a ser enfatizado é a capacidade de permanecer em nódulos estratégicos, apresentada pelos atores na maioria dos seus projetos de sucesso. [CONCLUSÃO] O trabalho é consistente em seu principal objetivo de resgatar o conceito de empreendedorismo. Além disso, utiliza de forma clara e precisa um importante, e novo, ferramental, que é a análise através de redes sociais. Encarar a ação econômica como um fenômeno socialmente inserido e contextualizado é importante para explicar fenômenos complexos nos quais, normalmente a teoria neo-clássica é falha. Este trabalho obteve sucesso neste ponto.