Autor(es):
Ano:
Instituição:
[INTRODUÇÃO] Em "Como as empresas de Internet estão fazendo dinheiro?" São colocadas em pauta questões polêmicas do "boom" da Internet no ano 2000. A valorização exorbitante dos IPOs (ofertas públicas iniciais de ações) das empresas de Internet durante este ano chamou a atenção a este mercado. Os investimentos e as expectativas para com a Internet eram grandes até o NASDAQ dar seus primeiros sinais de queda em meados de setembro. O quadro paradoxal era o de empresas virtuais que apesar de não demonstrarem bons resultados recebiam um grande aporte de capital além de exibirem altos valores de mercado. Este trabalho toma como objeto as empresas provedoras de acesso discado à Internet no Brasil, tanto pagos quanto gratuitos. [METOLOGIA] Como metodologia de trabalho foi utilizada a observação da realidade além de um estudo múltiplo de casos, tendo como ferramenta, entrevistas com pessoas que trabalham com o serviço de provimento de acesso. [RESULTADOS] Avaliando-se a dinâmica do mercado dos provedores foi possível identificar suas fontes de receita e analisar quais as mais rentáveis. Averiguou-se que a fonte principal de receita destas empresas são as referentes às subscrições, ou seja, às assinaturas. Outro ponto que merece destaque é a de que as receitas relacionadas à venda de espaço publicitário ainda são pequenas e incapazes de por si só sustentarem a estrutura de custos de um provedor. [CONCLUSÃO] Uma vez que a venda de espaço publicitário na Internet não está suficientemente desenvolvida e que a principal fonte de receita das empresas provedoras são ainda as subscrições conclui-se que o modelo de negócio adotado pelos provedores gratuitos é falho e incapaz de gerar resultados positivos.