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[INTRODUÇÃO] A busca pelo desenvolvimento cria novas formas de organização, necessidades e obrigações, que levam a um surgimento de novas abordagens, novos modelos de produção e tecnologias. Os executivos modernos precisam de indicadores sobre vários aspectos do ambiente e desempenho organizacional. O Balanced Scorecard oferece a estes executivos os instrumentos de que eles necessitam para alcançar o sucesso no futuro, pois ele é mais do que um sistema de medidas táticas e operacionais, ele é utilizado por empresas inovadoras como um sistema de gestão estratégica para administração a longo prazo. Ele é uma ferramenta completa que traduz a visão e a estratégia da empresa num conjunto coerente de medidas de desempenho. Este sistema deve ser entendido e utilizado como um sistema de comunicação, informação e aprendizado e não como um sistema de controle. [METODOLOGIA] O Balanced Scorecard é uma ferramenta que oferece aos executivos os instrumentos de que necessitam para alcançar o sucesso no futuro, traduzindo a missão e a estratégia das empresas em um conjunto abrangente de medidas de desempenho. O scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos processos financeiros, dos clientes, dos processos internos e, por fim, dos funcionários e sistemas, a fim de que, a longo prazo, seja produzido o desempenho econômico desejado. A perspectiva dos clientes deve responder às expectativas dos mesmos. Nesta perspectiva as empresas identificam os segmentos de clientes e mercados nos quais desejam competir. Na próxima perspectiva, de processos internos, identificam-se os objetivos e indicadores estratégicos associados aos processos chave da organização, de cujo êxito depende a satisfação das expectativas de clientes e acionistas. Os objetivos estabelecidos nas perspectivas anteriores revelam onde a empresa deve se destacar e obter um desempenho excepcional. Os objetivos da perspectiva de aprendizado e crescimento oferecem a infra-estrutura que possibilita consecução de objetivos ambiciosos nas outras três perspectivas. [RESULTADOS] Através da implementação do Balanced Scorecard para processos ou projetos específicos deve-se obter muitos resultados tangíveis e intangíveis. Dentre os resultados tangíveis, deve-se ter um incremento no EVA, através da realização de todas as metas. Além dos resultados tangíveis, também aguarda-se resultados intangíveis, como uma motivação maior por parte dos funcionários dos processos, devido à percepção de sua importância para a empresa. Desta forma, espera-se que eles comecem a lidar com esta nova forma de pensar em processos, criando e redesenhando-os em equipes de processos. [CONCLUSÃO] O desenvolvimento do scorecard, e especialmente do processo de definição dos objetivos, da mudança e das metas muitas vezes acabam revelando uma oportunidade para o seu uso de forma muito mais profunda e abrangente do que se imaginava no início. Nos mercados com alto nível de concorrência e com muitas pressões, as empresas deveriam adotar este sistema de mensuração de performance, como é o exemplo da Bender, que atua no setor farmacêutico e vem sofrendo grandes pressões de custo e preço devido à concorrência, aos consumidores e às novas leis que vêm surgindo, visando regular este mercado de medicamentos. Porém, para que este sistema tenha sucesso é preciso a colaboração de todos os funcionários envolvidos, lembrando sempre que o trabalho em equipe, desde a alta administração até os diversos níveis organizacionais, é essencial para que a companhia atinja as suas metas e com isso o sucesso.