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[INTRODUÇÃO] Na atual situação tecnológica mundial, transformações de caráter técnico dentro das empresas vêm, cada vez mais, transparecendo-se como uma importante fonte de ganho de eficiência produtiva. Diante do cenário de globalização, a tecnologia exerce papel fundamental para a sobrevivência competitiva industrial. Com o objetivo de compreender melhor o impacto tecnológico dentro do setor automobilístico do Brasil, pretendeu-se, com este trabalho, analisar uma das conseqüências desse impacto na questão do desemprego nesse setor. [METODOLOGIA] Foi feita, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica com relação ao tema. Em seguida, foi criada uma estrutura para este trabalho juntamente com a análise de dados em instituições como, por exemplo, a ANFAVEA, cujos dados sobre a realidade foram trazidos para a pesquisa, comprovando-se o que, de fato, se previa teoricamente com a tese. [RESULTADOS] A realização da revisão bibliográfica permitiu: determinar o que tínhamos em hip6teses, ou seja, o impacto da tecnologia promoveu um aumento na produtividade neste período e este impacto da tecnologia vem promovendo, cada vez mais, o desemprego em massa, muito embora a produtividade venha aumentando. Foi possível, também, entrar na discussão sobre o futuro, com o desenvolvimento das organizações do terceiro setor como potencial empregatício, e sobre o papel que o governo teria que adotar para administrar o novo cenário econômico e social do País. [CONCLUSÃO] Com o desenvolvimento deste projeto, foi possível constatar que, realmente, a indústria automobilística está, cada vez mais, investindo em tecnologia (tecnologia da informação, microeletrônica) e o parque robótico expande-se de maneira rápida, transferindo para si todo um trabalho que era, anteriormente, feito por empregados. Esta transferência, feita com intenções de melhoria de produtividade e de operacionalização, é um exemplo que, por um lado, tentou acabar com a fadiga de trabalhos repetitivos ao trabalhador, porém, por outro, vem tomando espaço e também as oportunidades de muitos em continuar empregados.