MARKETING INSTITUCIONAL E ÉTICA NAS EMPRESAS - COMO PROMOVER A IMAGEM DAS EMPRESAS AJUDANDO A SOCIEDADE

Autor(es): 

Andréa Laub - Orientador: Prof. Tadeu Masano

Ano: 

1998

[INTRODUÇÃO] Com a impossibilidade dos governos em arcar com custos sociais diretos, novos campos surgem para as empresas em termos de investimento e Marketing Institucional. Simultaneamente, os mesmos custos sociais são repassados à população. O Marketing Institucional é um novo instrumento para as empresas se comunicarem com seu público externo e interno, promovendo um diferencial na venda da imagem da empresa e contribuindo para que o seu público tenha melhores condições de vida. [METODOLOGIA] Foi feita, inicialmente, uma revisão bibliográfica, seguida da pesquisa de campo em uma Instituição Financeira. Analisamos essa revisão com outros conceitos e estruturas conhecidas com a pesquisa de campo. [RESULTADOS] A pesquisa bibliográfica trouxe novos conceitos, apesar de este tema não ser muito difundido em bibliografias brasileiras. Estes deram instrumentos para a pesquisa de campo, que trouxe novas informações complementares à primeira parte do trabalho, tomando-o mais interessante. 0 foco da pesquisa foi modificado, deixando de lado o tema “Atendimento ao Consumidor”, como proposto inicialmente, passando a englobar apenas ações éticas e sociais das empresas no Campo de Marketíng Institucional, principalmente no Marketing Comunitário, Cultural e Ecológico. Ainda novas fronteiras para pesquisa foram abertas, trazendo espaço para questionamentos de valores internos da empresa no que tange a Endomarketing, ou seja, Marketing interno, influenciando a Cultura Organizacional, a motivação de funcionários, além de mudança de conduta. [CONCLUSÃO] No Brasil, o campo de Marketing Institucional Comunitário, Cultural e Ecológico é menos desenvolvido se comparado ao dos EUA e Japão, mas tem grande potencial diante das diferenças sociais e do patrimônio natural existentes. Os campos mais explorados são o Marketing Ecológico, em empresas químicas ou que oferecem risco ao ambiente, e o Marketing Cultural, em bancos. As vantagens das empresas em investirem em tais campos é maior que o imaginado, pois abrange consumidores, comunidades locais, governos, investidores, funcionários e, numa visão de longo prazo, a própria população. As empresas ainda possuem abatimentos na Declaração de Imposto de Renda ao patrocinarem ou desenvolverem atitudes nestes campos.

Departamento: 

MCD

Anexos: