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[INTRODUÇÃO] Este trabalho pretende aprofundar um dos temas em voga na literatura sobre estratégia e organizações, qual seja, desempenho organizacional e suas questões inerentes. Para tanto, foram utilizados significações e interpretações de entrevistas e análise de documentos com vistas a oferecer resposta as seguintes questões: a trajetória da firma é capaz de explicar o desempenho superior alcançado pela SHAM? Qual a influência da região neste desempenho? Como as rotinas organizacionais afetaram o desempenho do Hospital Santa Helena? A análise destes questionamentos permitiu o desenvolvimento de conceitos importantes como desempenho organizacional, trajetória, rotinas e integração vertical- objeto deste estudo. [METODOLOGIA] Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório que envolve análise de discurso, sendo, portanto, subjetiva e dependente da interpretação do pesquisador. Para tanto, foi feita uma revisão dos conceitos acerca do grande tema sobre desempenho organizacional e suas questões inerentes (fontes de desempenho, teorias que permitem explicar o fenômeno do desempenho etc.) utilizando como base os métodos de pesquisa qualitativa expostos em Flick (2009). Desta forma, pretendeu-se com a pesquisa empírica fazer uma análise das entrevistas e documentos de dados selecionados de apresentações (ppt), jornais, balanços e entrevistas, datadas a partir de 2002 para identificação de categorias capazes de fornecer respostas às questões de pesquisa. Isto se justifica pela contribuição à literatura sobre o tema de desempenho organizacional e pela escassez de estudos capazes de responder as questões de pesquisas apresentadas. [RESULTADOS] Como resultados, até o momento, foram encontrados pontos em comum que se destacaram entre as entrevistas, se encaixando com o material pesquisado e estudado. Foi feita, então, uma divisão com as categorias emanadas do processo de entrevistas: (1) setor de atividade de medicina suplementar; (2) desempenho; (3) experiência; (4) gestão; (5) integração vertical; (6) rotinas; (7) diferencial competitivo e (8) competências organizacionais. Tal divisão foi uma proposta para facilitar a aplicação dos conceitos encontrados.