Autor(es):
Ano:
Instituição:
[INTRODUÇÃO] Atualmente, as redes sociais desempenham um papel muito importante na sociedade como um todo. Estatísticas mostram que 96% da geração Y já se juntaram a uma rede social. No entanto, características peculiares das redes sociais tornam a sua avaliação particularmente complicada. A ausência de lucros, em muitos casos, contrasta com avaliações na ordem dos bilhões de dólares, o que gera um temor de que as redes sociais sejam a raiz de uma nova bolha na economia mundial, em consequência da rápida valorização das mesmas. [METODOLOGIA] A metodologia dessa pesquisa se baseia nos fatores precipitantes da bolha da Internet, a partir do livro "Irrational Exuberance" de Robert Schiller, de forma a analisar se estão presentes na atualidade. Além disso, a pesquisa também está fundamentada na avaliação econômico-financeira do LinkedIn, considerando as fases tradicionais que compõem um processo de valuation, a fim de identificar os desafios em se avaliar empresas recentes e com características peculiares como as redes sociais. [RESULTADOS] Foram evidenciados argumentos contrários à formação de uma nova bolha da Internet, o que pode ser enfatizado pelo fracasso do tão esperado IPO do Facebook. A metodologia de múltiplos se apresentou como uma forma simples e adequada para se avaliar uma rede social. [CONCLUSÃO] Atualmente, não se pode afirmar que há a formação de uma nova bolha nas redes sociais. Apesar das especificidades em se avaliar uma rede social, pode se dizer que o mais adequado continua sendo uma análise mais abrangente, envolvendo mais de uma metodologia.