A IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DE SEU CÓDIGO DE VESTIMENTA

Autor(es): 

Heloisa Helena Baseio - Orientadora: Prof.ª Roseli Morena Porto

Ano: 

2014

Instituição: 

FGV-EAESP

[INTRODUÇÃO] O tema deste estudo é o código de vestimenta e sua relação com os valores organizacionais. Assim, o objetivo da pesquisa foi relacionar o tipo de vestimenta das gestoras do Itaú e do Bradesco com seus respectivos valores organizacionais, a fim de verificar se a imagem almejada pelos bancos é a mesma transmitida. As perguntas que nortearam esta pesquisa foram: de que forma o código de vestimenta da organização representa sua identidade e os valores da cultura organizacional? Como os funcionários assimilam o código de vestir da organização? E como as executivas da organização se sentem ao vestirem as roupas listadas no código de vestimenta corporativa? [METODOLOGIA] O estudo foi embasado em entrevistas em profundidade semiestruturadas e em pesquisa bibliográfica. Foi utilizada a amostra por conveniência, portanto os resultados não têm valor probabilístico. [RESULTADOS] Algumas conclusões do estudo foram: as cores sóbrias utilizadas no código de vestir dos bancos transmitem características como liderança, trabalho em equipe, capacidade analítica e lógica e organização, que são valores pelos quais as instituições prezam; o vestuário afeta a forma como se trabalha, pois uma das entrevistadas afirmou que no banco sobra formalidade e que, se as áreas internas se vestissem de maneira mais informal, possivelmente ganhariam mais produtividade e criatividade. [CONCLUSÃO] Além disso, quem usa roupas caracterizadas como femininas não é levada tão a sério profissionalmente; a cultura organizacional do Bradesco parece ser mais forte do que a do Itaú, pois o Bradesco não possui código de vestimenta e, ainda assim, as entrevistadas relataram serem raras as vezes em que ocorrem inadequações no vestuário. Assim, a indumentária efetivamente é uma forma de incorporação da cultura.

Departamento: 

ADM

Anexos: