MODELO DE PREVISÃO DA INFLUÊNCIA DAS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS NO DESEMPENHO ACADÊMICO

Autor(es): 

Nícola Victor Augusto Batista de Gouveia Fini - Orientador: Eduardo Rezende de Francisco

Ano: 

2020

[INTRODUÇÃO] Esta pesquisa se propôs a investigar quais são os fatores externos que mais afetam o desempenho dos estudantes de faculdades privadas de elite e qual é a influência desses fatores na nota dos estudantes, com ênfase para os socioeconômicos. Os principais fatores pesquisados foram desigualdade de renda, de gênero, de capital cultural, racial, distância da casa dos estudantes até a faculdade e marginalização, a qual pode se manifestar contra diversos grupos, como os pertencentes à minoria LGBTI+. [METODOLOGIA] Após uma imersão na literatura do tema, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com a organização de grupos focais que revelaram que saúde mental e principalmente pressão (seja para manter a bolsa, seja por competição entre os colegas ou simplesmente causada pela família ou pela faculdade), 2 fatores que afetam a todos os alunos mas principalmente os de grupos minoritários, também influenciam no desempenho acadêmico. Depois, um questionário socioeconômico foi distribuído aos alunos da FGV São Paulo e FGV Rio, graças ao qual o perfil socioeconômico dos estudantes foi cruzado com suas médias globais dos semestres por meio de regressões múltiplas. [RESULTADOS] Essas regressões criaram 2 modelos (um para cada unidade da FGV), muito similares entre si, que revelaram que os alunos pertencentes a minorias sociais (por exemplo, bolsistas, negros ou alunos de 1ª geração) têm a tendência de, em média, terem resultados melhores que seus colegas de perfil socioeconômico mais comum na FGV; todavia, [CONCLUSÃO] esses resultados superiores não se manifestam porque as desvantagens provocadas pelas pressões e marginalização que sofrem são intensas demais.

Departamento: 

TDS

Anexos: