Inovação Frugal e Empreendedorismo: estudo de caso baseado em práticas do varejo alimentício

Curso: 

  • MPGC

Área de conhecimento: 

  • Empreendedorismo

Autor(es): 

  • Laudiana Pereira de Oliveira

Orientador: 

Ano: 

2020

Neste estudo, o principal objetivo foi entender como a inovação frugal auxilia no desenvolvimento de modelos de negócio de pizzarias de R$10,00, buscando identificar práticas adotadas por empreendedores desde a concepção da ideia até a percepção do revendedor e do consumidor final. Para responder a esse o objetivo, foi selecionado o setor de alimentação com foco em pizzaria. Para melhor argumentação deste estudo, foi necessário explorar dois modelos de negócios diferenciados com o intuito de comparação. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório/descritivo, e utilizado como método estudos de casos múltiplos. Assim, realizou-se a coleta de dados a partir de três casos, visando compreender a gestão das pizzarias e as demais atividades relacionadas ao processo produtivo e de comercialização dos produtos. Para isso, considerou-se um estudo com três casos, sendo uma na visão do pioneiro da modalidade de vendas de pizzas de R$ 10,00 e como pode-se precificar uma pizza neste valor, comparando os mesmos procedimentos com uma pizzaria de R$ 10,00 local e uma pizzaria de modelo tradicional de pizzaria de bairro, do revendedor e dos consumidores para uma visão mais ampla. A pesquisa contou com o auxílio do pioneiro da modalidade de vendas de pizzas de R$ 10,00 e de duas pizzarias de bairro localizadas na região oeste de São Paulo, sendo uma com sede em Carapicuíba e, outra, em Barueri. Os empreendedores foram entrevistados com o intuito de entender toda a gestão da empresa para que a compreensão da diminuição dos custos fosse identificada. Desta forma, juntamente com as considerações, foram realizadas três entrevistas com empreendedores, 21 entrevistas com consumidores e uma entrevista com revendedor, chegando a um total de 25 participantes. Nos resultados e contribuições deste estudo, confirmou-se que com as práticas adotadas pelas pizzarias de R$ 10,00, principalmente as ações realizadas pelo pioneiro, foi possível diminuir drasticamente os custos, atendendo às três dimensões simultâneas para ser considerada uma inovação frugal. Os consumidores também apresentaram uma predisposição à compra, primeiro devido ao valor e, segundo, pela oportunidade, mas observam, sobretudo, a geração de empregos desse modelo de negócios, assim como o depoimento do revendedor comprova a inclusão social. Desta forma, identificou-se o impacto causado nas comunidades mais carentes, suprindo uma necessidade antes não observada. Este estudo também cooperou com a temática na literatura brasileira, apresentando um referencial e uma análise mais aprofundada a fim de detalhar e proporcionar uma nova visão na inovação em produtos, processos, produção, serviços, marketing, logística e sustentabilidade, resultando em um novo modelo de negócios e numa redução considerável de custos e mostrando como uma empresa pode criar um produto com um custo mais baixo e ter vantagem competitiva por meio da inovação frugal. Este estudo foi importante para popularizar o tema e o crescimento de práticas de inovação frugal, tanto para soluções empresariais quanto para a sociedade.

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