Family Offices no Brasil: um estudo exploratório

Curso: 

  • MPA

Área de conhecimento: 

  • Estudos Organizacionais

Autor(es): 

  • Leonardo Elias Moreno da Silva

Orientador: 

Ano: 

2020

As empresas familiares representam 90% das empresas constituídas no Brasil, participando de 65% do PIB e 75% da força de trabalho. Davis e Tagiuri (1982, pág. 200) definem que “uma empresa familiar é aquela cuja propriedade é controlada por uma única família e onde dois ou mais membros da família influenciam significativamente a direção e as políticas dos negócios, através de seus cargos de gerência, propriedade, direitos ou papéis familiares”. A governança corporativa trata dos assuntos que competem exclusivamente aos círculos de propriedade e empresa, enquanto a governança familiar aborda aspectos que envolvem exclusivamente a família. Como fórum existente na governança familiar tem-se o Family Office, estrutura criada inicialmente no Império Romano e que teve abordagem profissional a partir da industrialização norte-americana. Embora a participação de empresas familiares seja significativa para a economia brasileira, poucas são as estruturas de famílias empresárias que possuem o suporte de Family Office, e também poucos são os estudos acadêmicos que tratam do tema; portanto, há uma grande oportunidade a ser explorada. Pelo fato de o tema Family Office ter surgido recentemente no Brasil, o objetivo deste estudo é identificar e compreender o modelo de atuação dos Family Offices pesquisados no Brasil, para que estes possam servir de parâmetro para que outras famílias empresárias utilizem este modelo de estrutura como pilar fundamental na implementação de governança familiar na função de perenizar as atividades familiares. Isso se tornou possível a partir da realização de 18 (dezoito) entrevistas semiestruturadas com os gestores dos Family Offices, para que estes pudessem responder às perguntas do questionário.

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