Curso:
- MPGC
Área de conhecimento:
- Gestão da Informação
Autor(es):
- Frederico Massaru Abe Matsushita
Orientador:
Ano:
Na atualidade, as empresas contam com uma nova ferramenta tecnológica, o RPA (Robotic Process Automation). Tal ferramenta é responsável pela realização de atividades até então consideradas maçantes para o ser humano, como por exemplo: a atualização de planilhas, execução de cálculos extensos, checagem de e-mails, entre outras. Através do uso do RPA, o papel do ser humano passa a ser direcionado para atividades que agregam maior valor econômico para a organização, permitindo uma maior proximidade desta com as reais necessidades de seus clientes e visando a conquista e ampliação de novos mercados. Contudo, a implementação de tal ferramenta pode encontrar inúmeras barreiras, como o custo de implantação e a dificuldade de alguns usuários para interagirem com esta inovação tecnológica. Para tanto, o presente trabalho sugere explorar os fatores suportados em quatro pilares, Cliente, Organização, Tecnologia e Produto, conforme a literatura e assim entender como estes fatores podem impactar a condução de projetos para a transformação digital das empresas.